Sporting: todos renovados menos… Trincão
Em dia de aniversário, 26 anos esta segunda-feira, Francisco Trincão espera ainda pela… renovação. Entre dossiês renovados e outros a caminho da renovação, o do camisola 17 é o único que falta resolver.
Pedro Gonçalves, primeiro. Depois Gonçalo Inácio, Diego Callai e a nova joia da coroa leonina, Salvador Blopa. A seguir Geny Catamo e Ousmane Diomande. Os primeiros prolongaram, já com a época em curso, os contratos com os verdes e brancos, todos até 2030; os dois últimos estão na Taça Africana das Nações (CAN) ao serviço de Moçambique e da Costa do Marfim mas com as renovações apalavradas para serem oficializados na volta de Marrocos, onde decorre a prova continental.
Também o jovem Eduardo Felicíssimo está certo no prolongamento do vínculo.
Já o processo de Trincão está pendente e mais atrasado. O atacante já é um dos mais bem pagos do plantel mas o estatuto que tem hoje é bem mais elevado do que aquele que tinha quando chegou a Alvalade, no verão de 2022, por empréstimo do Barcelona, com taxa de empréstimo de 3 milhões de euros — entretanto já é leão em definitivo e com o passe na totalidade na posse dos verdes e brancos, para tal, no total, os leões pagaram 18 milhões de euros. Tem contrato até 2027 e todos querem prolongá-lo por mais três anos, ou seja, até 2030. Falta chegar-se ao entendimento de valores salarias.
O valor do aumento salarial programado é então o que nesta altura está a separar avançado e administração, que já estão a conversar há algum tempo. A vontade de todos é porém chegar a um entendimento no curto/médio prazo, até porque o camisola 17 entra no próximo verão na última temporada de ligação ao emblema de Alvalade.
Se sobre o vencimento é preciso encontrar-se ainda uma base de entendimento, não será porém arriscado dizer que a SAD dos verdes e brancos vai colocar o avançado no teto salarial do plantel. Mas à cifra final, a essa, ainda não se chegou. A cláusula de rescisão, que é de 80 milhões de euros, até pode passar para os 100 milhões.
Na renovação, está também prevista a entrega da braçadeira de capitão ao camisola 17, até porque Morten Hjulmand deverá sair no final da época, depois de três temporadas de leão ao peito.