Sporting: Rui Borges conta com o melhor Pedro Gonçalves no dérbi
Azar bate à porta de Pedro Gonçalves quase sempre antes da Seleção. Desta vez problema muscular na coxa direita que, apesar de tudo, não deve apresentar gravidade, ao ponto de o Sporting contar com o avançado de 27 anos para o dérbi com o Benfica, de 5 de dezembro, talvez mesmo ainda antes… A importância do camisola 8 é inquestionável e os números dos primeiros 17 jogos esta época colocam-no ao nível da melhor de sempre.
Pedro Gonçalves apontou o primeiro do Sporting nos Açores, o 1-1 aos 32’ que marcou o início da reviravolta com o Santa Clara, selada também de cabeça por Hjulmand aos 90+4’ — nas últimas quatro temporadas, Pedro Gonçalves marcou pelo menos um golo de cabeça em cada época: Santa Clara em 2025/26; Arouca em 2024/25; Benfica em 2023/24; Portimonense em 2022/23; só não o fez em 2021/22.
Porém, aos 57’ Pote teve de ceder o lugar a Quenda devido a lesão muscular na coxa direita. Muitos jogos já acumulados, o relvado dos açoriano a não ajudar e o problema a aparecer para frustração do camisola 8. Também porque mais uma vez, como há precisamente um ano no jogo de despedida de Ruben Amorim (4-2 com o SC Braga) e como a 14 de março de 2024 com a Atalanta (1-2) saiu lesionado em vésperas de se apresentar na Seleção Nacional.
Agora como nessas ocasiões, dispensa da equipa das quinas e recuperação pela frente na unidade de performance do emblema sportinguista. O Sporting volta a jogar no dia 22 com o Marinhense, encontro da Taça de Portugal que Pote irá falhar. De olhos no dérbi de dezembro está o avançado, com os leões a contarem já com ele para a Luz. Antes ainda o Club Brugge para a Champions e o E. Amadora na Liga, dias 26 e 30 respetivamente. E não será impossível que Pedro Gonçalves possa ganhar minutos em alguma dessas partidas…
Pote vai ainda realizar mais exames durante as 48 horas seguintes à lesão para se aferir a real extensão do problema muscular e o tempo exato de paragem, que pode ir até três ou quatro semanas. Período em que o leão não contará com um dos seus principais jogadores.
Os números mostram bem a importância de Pedro Gonçalves no Sporting (ver quadro). Se verificarmos a participação direta de Pote em golos esta época vamos vê-lo com as mesmas 15 de 2020/2021, então com 12 golos e três assistências, agora com 9+6. Nunca ao fim de 17 jogos pelo Sporting, Pedro Gonçalves tinha assistido tanto, nunca tinha tido tantos minutos (1389) e só mesmo na referida época 2020/2021, que terminou com 23 golos e A Bola de Prata de melhor marcador do campeonato, tinha por esta altura mais marcados, 12 contra os atuais 9.
Artigos Relacionados: