Rui Borges estreou-se na Liga dos Campeõs em Leipzig, com uma derrota por 1-2 (Foto IMAGO)

Sporting: Rui Borges ainda à procura do primeiro 'jackpot'

Treinador ainda não venceu pelo clube de Alvalade na milionária Liga dos Campeões

Após um interregno de quase sete meses, na quinta-feira Rui Borges vai voltar a orientar outra vez o Sporting num encontro da Champions League diante do acessível Kairat Almaty e vai à procura da primeira vitória na prova, algo que ainda não aconteceu desde que assumiu o comando técnico dos leões, a 26 de dezembro do ano passado.

De facto, nos quatro encontros da liga milionária em 2024/25 com o treinador mirandelense, duas derrotas e dois empates. A caminhada do técnico de 43 anos começou com uma deslocação à alemã Leipzig e um desaire por 1-2. O  objetivo leonino de qualificação para o play-off ficou então adiado para o derradeiro encontro da fase de liga, diante dos italianos do Bolonha, bastando um empate para tal. O espetro da eliminação começou a pairar quando Pobega inaugurou o marcador (21’), mas os leões foram salvos por um golo de Conrad Harder (77’).

Este encontro foi ainda em janeiro (29) e para o dia seguinte ficou marcado o sorteio do play-off, calhando em sorte os alemães do Dortmund. E o resultado da primeira mão, com uma derrota conclusiva por 0-3 em Alvalade, deitou tudo a perder. Na segunda mão, malgrado as muitas alterações ao habitual onze inicial, os leões ainda salvaram um pouco a face, com Rui Silva a ser figura maior do 0-0, pois conseguiu defender uma grande penalidade convertida por Guirassy.

Curiosamente, os desfechos uefeiros não foram positivos para Rui Borges no Sporting, ao contrário do que aconteceu no V. Guimarães. Salvaguardadas as devidas distância entre a Champions leonina e a Conference League dos conquistadores, a verdade é que ao serviço da equipa do Minho, em doze encontros, conseguiu dez vitórias e dois empates, num conjunto de resultados que se revelou fundamental para que os vimaranenses fechassem a fase de liga desta prova no segundo lugar, apenas atrás do Chelsea, que viria a vencer a competição. E foi na Conference League que deu nas vistas e se mostrou a ponto do Sporting o ter ido recrutar, substituindo João Pereira.