Nuno Santos com motivos para voltar a sorrir
Nuno Santos com motivos para voltar a sorrir - Foto: IMAGO

Sporting: Nuno Santos começa pré-época para a semana

Ala leonino conta os dias para receber ordem da unidade de performance para começar a trabalhar sem limitações no relvado. Faz este domingo um ano que se lesionou com gravidade

Passa este domingo um ano sobre a lesão de Nuno Santos e o ala de 30 anos conta os dias para o regresso sem limitações ao relvado, algo que deve acontecer já na próxima semana. Depois, será uma autêntica pré-época que o leão vai fazer, entrando gradualmente nas contas de Rui Borges.

O treinador do Sporting prepara-se para receber um reforço a pouco mais de dois meses da abertura do mercado de inverno. Nuno Santos aguarda para os próximos dias a autorização da unidade de performance para voltar ao relvado, depois de 12 meses a recuperar da intervenção cirúrgica ao joelho direito para debelar rotura do tendão rotuliano.

O camisola 11 dos verdes e brancos, porém, terá de readquirir a condição física e o ritmo competitivo, tal e qual como no início duma época desportiva. Por isso vai cumprir um programa de trabalho como se de pré-época se tratasse. Excelente notícia para Rui Borges, que passa a contar com mais uma opção para a ala esquerda.

Nuno Santos saiu de maca do jogo em Famalicão, a 26 de outubro (Foto Grafislab)

Nuno Santos, recorde-se, lesionou-se a 26 de outubro do ano passado. Estava quase a terminar a primeira parte do jogo no terreno do Famalicão, da jornada 9 de 2024/2025, e com o resultado ainda 0-0 quando no período de compensação se lesionou, após um lance dividido com o médio famalicense Zaydou Youssouf aos 45+6’. O esgar de dor era imenso, a preocupação geral, a sensação de ser grave a pairar, quase certeza que se confirmou no dia seguinte à vitória por 3-0.

Renovação de contrato

Nuno Santos, recorde-se, chegou ao Sporting no verão de 2020, oriundo do Rio Ave e a troco de 3,75 milhões de euros. Renovou contrato em agosto de 2023 e termina a ligação aos leões em junho de 2027, com cláusula de rescisão de 60 milhões euros.

Renovação de contrato não é cenário a descartar para um jogador que ajudou os verdes e brancos a conquistar três campeonatos nacionais.

Pelo emblema de Alvalade participou já em 196 jogos, marcou 34 golos e fez quatro assistências. Na última época, por força da lesão, terminou ao 10.º jogo, quando tinha um golo marcado e uma assistência. Agora perdeu já as oito primeiras jornadas da Liga, bem como o arranque da UEFA Champions League e uma eliminatória da Taça de Portugal, mas acredita que ainda vai a tempo de ajudar a conquistar o tricampeonato, que seria o quarto ao serviço dos leões, depois de 2020/2021, 2023/2024 e 2024/2025.