Leões garantiram o título frente ao Marítimo (Imagens SCP)

Sporting é bicampeão nacional de andebol!

Leões derrotaram o Marítimo por 23-32 e conquistaram o título de campeão nacional pela 23.ª vez

O Sporting revalidou o título de campeão nacional de andebol, ao vencer no reduto do Marítimo por 32-23, em encontro da quinta e penúltima jornada da fase final do campeonato.

Os leões, que ao intervalo já venciam por 18-14, passaram a contar 47 pontos, contra 44 do FC Porto, segundo classificado, com uma jornada por disputar.

A jogar em 7x6, o Marítimo entrou melhor, chegando a liderar por 6-3 à passagem do sexto minuto, mas o Sporting beneficiou da inspiração do guarda-redes Mohamed Aly, que foi decisivo para a recuperação leonina. 

Ao minuto 20, os verdes e brancos já estavam na liderança do marcador, por 12-11, e não mais a perderam, revelando melhor acerto na defesa, e chegaram ao intervalo a vencer por quatro golos (18-14). 

Após o descanso, o Sporting continuou sólido defensivamente, com isso conseguindo marcar muitos golos em transição, que lhes permitiu duplicar a vantagem para oito golos à passagem do minuto 40 (24-16). 

Embora com 20 minutos ainda por jogar, os leões passaram a controlar o ritmo da partida, fazendo rodar o banco, que permitiu dar minutos a praticamente todos os jogadores. 

Os últimos 15 minutos no pavilhão do Funchal, no jogo frente ao Marítimo, foram de festa leonina nas bancadas, com cachecóis dos adeptos que adivinhavam o triunfo leonino desde o início do jogo. Sem grandes dificuldades, o Sporting revalidou o título de campeão nacional contando apenas uma derrota (38-34) interna, na 15.ª jornada, frente ao Benfica.

No último minuto, o banco dos lisboetas juntou-se ao público a celebrar e nos últimos 30 segundos do encontro foram os maritimistas a cumprimentar os colegas de profissão.

No ranking da prova, o conjunto leonino, que na presente temporada chegou aos quartos da Liga dos Campeões, somou o 21.º título e aproximou-se do FC Porto, líder com 24. O terceiro da lista é o ABC de Braga, com 13, contra sete do Benfica.