Sporting condenado a interdição parcial do Estádio de Alvalade
O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol condenou o Sporting com o encerramento (por um jogo) do setor A17 de Alvalade, bancada Norte, na sequência de incidentes ocorridos no clássico do FC Porto do passado dia 31 de agosto.
«Em cúmulo material, condena-se a arguida na pena única de interdição temporária do setor A17, Bancada Norte, por um (1) jogo, acrescida da sanção de multa no valor de 150 (cento e cinquenta) UC, a que corresponde (…) o montante de € 15.300,00 (quinze mil e trezentos euros)», pode ler-se no acórdão do Conselho de Disciplina divulgado esta quinta-feira.
Esta punição, de resto, surge após um protesto dos dragões, que, recorde-se, falaram do arremesso de isqueiros para o relvado aquando da celebração do golo de William Gomes do FC Porto. Por sua vez os leões foram absolvidos da acusação de «agressões graves a espectadores e outros intervenientes».
O CD avança de que «no decurso da segunda parte do jogo, por volta do minuto 61 do tempo regulamentar», os adeptos leoninos situados «na bancada norte setor A 17» terem arremessado «vários objetos, nomeadamente isqueiros na direção dos jogadores da FC Porto, SAD, que festejavam o primeiro golo da sua equipa» e que «um dos isqueiros arremessados atingiu o jogador da FC Porto, SAD, Zaidu (camisola n.º 12), tendo sido necessário prestar-lhe assistência médica, o que determinou que o árbitro da partida retardasse o recomeço de jogo em cerca de 2 minutos».
Além deste episódio, os incidentes prosseguiram como relatou o CD. «Por volta do minuto 63 e na sequência do segundo golo obtido pela equipa do FC Porto os adeptos do Sporting situados na bancada próxima à linha lateral, no setor A17 voltaram a arremessar vários objetos, nomeadamente três isqueiros e um carregador de telemóvel, na direção dos jogadores da FC Porto, SAD, que se encontravam a realizar exercícios de aquecimento», detalha o acórdão.