Vitória contundente por 4-1 frente à Real Sociedad de Gonçalo Guedes #DAZNLALIGA

Cuidado, Benfica: 73 dias depois, Trent regressa em grande estilo

Lateral inglês brilhou no regresso de lesão à titularidade, tendo assistido com classe o primeiro golo da vitória do Real Madrid à Real Sociedad, marcado por Gonzalo, antes do jogo da Champions na Luz

Após um longo período de ausência, Trent Alexander-Arnold voltou a ser titular pelo Real Madrid na goleada à Real Sociedad (4-1) e demonstrou estar totalmente recuperado, exibindo-se a um nível elevado. O jogador inglês esteve sólido na defesa, mostrou-se corajoso no ataque e destacou-se pela qualidade dos seus passes, quebrando as linhas adversárias e confirmando o seu estatuto de defesa com excecional qualidade técnica.

A situação do jogador era delicada, pois tinha falhado 21 dos 36 jogos da equipa devido a duas lesões distintas: uma rotura no bíceps femoral esquerdo, sofrida contra o Marselha, que o afastou por sete jogos, e uma rotura no reto anterior do quadríceps esquerdo, contraída em San Mamés, que o obrigou a uma paragem de 14 partidas. Consequentemente, até ao jogo de sábado passado, Trent tinha disputado apenas 511 de 3150 minutos possíveis, o que corresponde a somente 16% do tempo total de jogo da temporada.

O regresso ao onze inicial aconteceu 73 dias depois da sua última aparição, precisamente no jogo em San Mamés, onde se lesionou numa noite em que estava a realizar uma grande exibição e onde tinha feito a sua primeira assistência da época, para um golo de Mbappé. Os 15 minutos jogados em Mestalla e as boas indicações nos treinos em Valdebebas já antecipavam o seu regresso em pleno, algo que o próprio jogador confirmou em campo.

Nos 60 minutos que esteve em campo, por decisão de Arbeloa, Trent registou cinco recuperações de bola, uma eficácia de 91% no passe e realizou quatro cruzamentos. Um desses cruzamentos, um passe a quase 35 metros de distância para as costas da defesa, isolou Gonzalo para o 1-0, naquela que foi a sua segunda assistência da temporada. O jogador saiu de campo sob aplausos, numa clara demonstração de afirmação.

Na zona mista, Gonzalo elogiou o colega: «Todos sabemos que é um jogador com uma qualidade tremenda e... hoje, com o presente que me deu, era muito difícil falhar». Por sua vez, o treinador Arbeloa não poupou elogios ao lateral na conferência de imprensa após a vitória sobre a Real Sociedad. «Não vou dizer que me surpreendeu, mas pelo que tenho trabalhado e falado com ele... pareceu-me um rapaz muito, muito inteligente. Alguém que entende muito bem o jogo e o que queremos dele», afirmou, destacando a sua versatilidade.

«Não é o típico lateral que vai estar sempre colado à linha, pode jogar muito por dentro. No nosso sistema, em que queremos que os jogadores troquem de posições, é uma sorte ter um jogador assim.» Arbeloa acrescentou ainda: «Hoje falámos que, tendo o Gonzalo na área, ele podia procurar situações de cruzamento. E depois... também há as bolas paradas, ou quando nos lança muito bem no contra-ataque após uma recuperação. É um grande jogador. Não o vou descobrir eu agora! Estou muito feliz por tê-lo comigo, que continue a somar minutos, a ganhar ritmo e que, pouco a pouco, vá mostrando a sua melhor versão.»

O regresso de Trent intensifica a competição pela posição com Carvajal, que também está a regressar de lesão e tem sido alvo de polémica na capital espanhola. Arbeloa reconhece a importância de gerir ambos os jogadores. «Trent, tal como Carvajal, vem de um longo período de baixa e não estará, a curto prazo, apto para jogar a cada três dias, por isso vamos precisar de ambos», explicou o técnico. A disputa pela titularidade promete ser renhida, mas Trent já mostrou o caminho a seguir: manter o nível exibicional demonstrado no seu regresso.

Devido a lesão, tanto Trent como Carvajal falharam o jogo com o Benfica na última ronda da fase de liga da UEFA Champions League, em que as águias venceram os merengues por 4-2, com golo épico de Trubin, tendo sido utilizado Valverde na ala direita. Isso não deve acontecer esta sexta-feira, em novo confronto entre os dois clubes, mas a contar para a primeira mão do play-off, com o uruguaio e capitão a avançar para o meio-campo, enquanto o inglês deve assumir o lugar a lateral.