Seleções reduzem Benfica a sete jogadores
O Benfica regressou aos treinos após um dia de folga, bem mais limitado. 18 jogadores que têm integrado o plantel principal neste início de época juntaram-se às respetivas seleções e deixaram Bruno Lage com apenas sete atletas disponíveis: Samuel Soares, Tomás Araújo, Enzo Barrenechea, Diogo Prioste, Gianluca Prestianni, Fredrik Aursnes, que renunciou à Noruega em março de 2024, e Henrique Araújo.
O novo reforço do Benfica Dodi Lukebakio não foi convocado para a seleção belga devido a um edema muscular na perna direita, sofrido ao serviço do Sevilha. Bruma, Nuno Félix, Manu Silva e Alexander Bah continuam a recuperar as respetivas lesões de longa duração.
Em sentido contrário, quase duas dezenas de atletas abandonou o Seixal para representar as respetivas seleções. António Silva foi chamado à Seleção Nacional por Roberto Martínez para defrontar a Arménia e a Hungria, fora de casa, a 6 e 9 setembro, respetivamente, nos primeiros jogos de qualificação da equipa das Quinas para o Campeonato do Mundo de 2026.
Gonçalo Oliveira e João Veloso, este já esta terça-feira, foram convocados por Luís Freire para representar os sub-21 lusos, diante do Azerbaijão e a Escócia, a 5 e 9 de setembro, respetivamente. O médio encarnado tinha sido inicialmente recrutado pelos sub-20 numa convocatória que também incluiu Leandro Santos e João Rêgo. Já o guarda-redes Diogo Ferreira vai disputar o Torneio Particular Stevan Vilotic na Eslovénia, ao serviço dos sub-19 lusos.
Águias pela Europa
Andreas Schjelderup e Leandro Barreiro são as primeiras águias a entrar em campo nesta paragem para seleções. O extremo norueguês vai defrontar a Finlândia num duelo particular, enquanto o médio luxemburguês vai defrontar a Irlanda do Norte na qualificação europeia para o Campeonato do Mundo. Ambas as partidas estão agendadas para quinta-feira.
O Luxemburgo volta a entrar em campo dois dias depois diante da Eslováquia, enquanto a Noruega recebe a Moldávia, a 9 de setembro.
Pavlidis (Grécia), Trubin e Sudakov (Ucrânia), Ivanovic (Croávia) e Dahl (Suécia) podem todos entrar em campo na sexta-feira, diante de Bielorrússia, Polónia, Montenegro e Eslovénia, respetivamente, em duelos a contar para um dupla jornada da qualificação europeia para o Mundial.
Pavlidis, Ivanovic e Dahl podem voltar a entrar em campo na próxima segunda-feira, enquanto os atletas ucranianos defrontam o Azerbaijão no dia seguinte.
Rafael Obrador também desfalca a turma às ordens de Bruno Lage para representar os sub-21 espanhóis, diante no Chipre, a 5 de setembro, e no Kosovo, quatro dias depois.
Joshua Wynder foi convocado para representar a seleção sub-20 dos Estados Unidos numa dupla jornada de preparação diante de Marrocos, disputada em Espanha.
Duas dúvidas sul-americanas
Richard Ríos e Otamendi foram os únicos atletas encarnados a viajar para fora do continente europeu, para representar Argentina e Colômbia, respetivamente. Os dois atletas vão disputar os últimos dois jogos de qualificação sul-americana para o Campeonato do Mundo e correm contra o tempo para estarem em condições de defrontar o Santa Clara, ao serviço do Benfica, a 12 de setembro.
Mesmo que Bruno Lage recorra às camadas jovens encarnadas, não vai poder contar com 37 jovens atletas, convocados para as respetivas seleções, desde os sub-16 aos sub-21.