Schjelderup aplaudido na vitória que deixou a Noruega à beira do Mundial
A Noruega venceu a Estónia por 4-1 e praticamente carimbou a qualificação para o Campeonato do Mundo de 2026. A turma nórdica, que não contou com Andreas Schjelderup no onze inicial, foi incapaz de traduzir um domínio inequívoco em golos na primeira parte.
A Estónia segurou o nulo até ao intervalo, mas sucumbiu nos minutos iniciais do reatamento. Sander Berge foi o autor de um cruzamento teleguiado com morada na cabeça de Sorloth, aos 50'. O avançado do Atlético de Madrid que tanto batalhou na primeira parte abriu o ketchup dos golos que só fechou doze minutos e quatro golos depois.
Sorloth bisou aos 52', após um cruzamento fenomenal de Ryverson, que esteve imparável a servir os goleadores noruegueses. O lateral direito do Borussia Dortmund voltou a destacar-se aos 56', quando assistiu para o primeiro golo de Haaland na partida. A estrela do Manchester City também quis participar na festa do golo a dobrar, tendo bisado aos 62'.
Saarma reduziu a desvantagem da Estónia rapidamente e fixou o resultado final aos 65'. Quatro minutos depois, Andreas Schjelderup foi o primeiro suplente chamado por Stale Solbakken para entrar em campo.
O extremo do Benfica, que tem estado debaixo de fogo desde que assumiu a responsabilidade num caso de partilha ilegal de um vídeo que envolvia conteúdo sexual de menores, entrou em campo ao ritmo dos aplausos da maioria dos adeptos noruegueses e de tímidos assobios.
Schjelderup jogou cerca de 20 minutos a extremo esquerdo, sem grandes ações de destaque, numa partida já decidida e jogada a um ritmo mais baixo. A Noruega pode garantir a qualificação para o Mundial já esta noite, caso a Itália não vença a Moldávia num duelo com pontapé de saída agendado para as 19h45. Transalpinos e nórdicos defrontam-se na última jornada do Grupo I, no domingo, a partir das 19h45, em Milão.