Paulo Oliveira, jogador do SC Braga. Foto: Kapta +
Paulo Oliveira, jogador do SC Braga. Foto: Kapta +

SC Braga: Paulo Oliveira espreita regresso aos relvados

Defesa-central começou a época a titular, mas desde que regressou de lesão tem sido muito pouco utilizado. Taça de Portugal pode abrir porta de oportunidade

Paulo Oliveira não joga pelo SC Braga desde 29 de outubro, quando foi suplente utilizado na goleada imposta ao Santa Clara (5-0) para a Allianz Cup. Já é quase um mês de ausência para um central que começou a época como titular indiscutível – figurou no onze inicial nos primeiros seis jogos da temporada –, mas que desde que se lesionou em setembro só esteve em campo durante 14 minutos nesse jogo com os açorianos.

Para se recordar a última titularidade do jogador de 33 anos, é preciso recuar mais de dois meses, até 14 de setembro, dia em que os bracarenses perderam em casa com o Gil Vicente (0-1) e em que Paulo Oliveira contraiu uma lesão muscular na coxa esquerda.

O regresso à competição só ocorreu mês e meio depois, precisamente frente ao Santa Clara. E Carlos Vicens optou por não voltar a utilizar Paulo Oliveira, que foi convocado, mas não saiu do banco de suplentes nos últimos três jogos da equipa – derrotas com FC Porto (1-2) e Genk (3-4) e vitória com Moreirense (2-1) – antes da pausa internacional.

Assim, o regresso do clube à competição no duelo com o Nacional, para a 4.ª eliminatória da Taça de Portugal no próximo domingo, pode abrir uma janela de oportunidade para Paulo Oliveira.

Esse jogo abre um ciclo infernal para os minhotos, que já são a equipa da Liga com mais jogos realizados esta época (23): será o primeiro de oito encontro em cinco semanas, sequência que termina com a receção ao Benfica para a Liga (a 28 de dezembro).

Este ritmo competitivo, aliada à rotação que Carlos Vicens tem promovido na equipa para fazer face às várias frentes em que o SC Braga tem atuado (Liga, Taça de Portugal, Taça da Liga e UEFA Europa League), pode levar a que Paulo Oliveira, o jogador mais experiente do setor defensivo bracarense, regresse aos relvados e volte a ser utilizado com regularidade pelo técnico espanhol.