SC Braga: Leonardo já tocou o céu e só não tem (para)Lelo
De excelência. Assim pode ser catalogada a época que Leonardo Lelo está a realizar ao serviço do SC Braga. A caminhada de 2025/2026 ainda nem a meio vai e o lateral-esquerdo já atingiu o maior número de assistências da carreira: 7.
O canhoto, que nas últimas quatro temporadas já tinha comprovado todas as suas qualidades ao serviço do Casa Pia, chegou à pedreira no início desta época e rapidamente se afirmou como um dos indiscutíveis no conjunto orientado por Carlos Vicens.
Independentemente do esquema tático utilizado pelo técnico espanhol — que já utilizou uma linha de quatro à retaguarda, mas que ultimamente tem privilegiado os três centrais, com os laterais a serem preferencialmente alas e a darem bastante projeção ofensiva aos corredores —, a grande verdade é que o antigo internacional sub-20 e sub-21 português (sete jogos pelas seleções jovens nacionais) caiu como sopa no mel neste plantel do SC Braga e já será raro o adepto que não tem por Lelo um reconhecimento absoluto das suas competências.
O algarvio está, aos 25 anos, em ponto de rebuçado e a partida do passado domingo, diante do Nacional (4-2), para a 4.ª eliminatória da Taça de Portugal, permitiu-lhe atingir mais um marco no percurso, neste caso, no que a passes mortíferos diz respeito. Nesse momento, já perto do fim, Víctor Gómez (que já leva três tentos apontados) agradeceu a oferta do canhoto e selou o resultado.
O presente e o futuro do lateral-esquerdo português é, claro está, o SC Braga, mas dentro de pouco tempo também pode vir a ser... a Seleção Nacional. O camisola 5 dos arsenalistas continua muito bem referenciado na estrutura técnica de Portugal e tem legítimas aspirações de vir a ser chamado para representar a equipa das Quinas.