Internacional português continua a encantar a plateia bracarense - Foto: Hugo Delgado/LUSA
Internacional português continua a encantar a plateia bracarense - Foto: Hugo Delgado/LUSA

SC Braga: Ricardo Horta volta a ter a influência habitual

Capitão e melhor marcador da história dos arsenalistas bisou e assistiu frente ao Nacional e ajudou a equipa a carimbar o passaporte para os oitavos de final da Taça de Portugal. Nos últimos 10 encontros faturou em seis ocasiões e fez cinco passes mortíferos

O SC Braga está bem e recomenda-se. E se a base é esta, então tem obrigatoriamente de falar-se em Ricardo Horta. Porque o capitão e melhor marcador da história dos arsenalistas reativou o modo onfire e parece não haver quem o consiga parar...

Ontem, na receção ao Nacional, o camisola 21 voltou a ser absolutamente determinante, ao apontar dois golos e a fazer uma assistência no triunfo (4-2) diante dos insulares, que garantiu aos minhotos o passaporte para os oitavos de final da Taça de Portugal.

Ainda que não haja ponta de surpresa na influência que o internacional português tem na dinâmica ofensiva dos bracarenses, a verdade é que Ricardo Horta tem estado, literalmente, a ferver. Depois de um início de temporada mais morno, período em que festejou apenas por duas vezes (diante de Tondela e Alverca, nas duas jornadas inaugurais da Liga), o extremo aproveitou o início de outubro para voltar à melhor forma e daí para cá tem estado ao seu nível. Muito elevado, portanto.

Nos últimos 10 jogos, Ricardo Horta apontou seis golos e realizou cinco assistências. Celtic (UEFA Europa League), Bragança e Nacional (ambos para a Taça de Portugal), e Casa Pia e Moreirense (ambos para a Liga) foram as vítimas do eterno capitão dos bracarenses no que aos tentos diz respeito, mas Horta também ofereceu a felicidade aos colegas nos embates com Estrela Vermelha (UEFA Europa League e por duas vezes), Santa Clara (Taça da Liga), Genk (UEFA Europa League) e Nacional (Taça de Portugal).

Contas feitas, o mais conceituado jogador do plantel dos guerreiros do Minho soma, na presente temporada e em todas as competições, 21 jogos, oito golos e cinco assistências, dando mostras de poder ameaçar os registos da época anterior, em que contabilizou 54 partidas, faturou por 15 vezes e fez oito passes de morte.

É, pois, com um Ricardo Horta em versão... normal (entenda-se, de topo) que o SC Braga prepara mais um duelo internacional. Na quinta-feira (20 horas), os arsenalistas jogam no terreno do Rangers, na 5.ª jornada da fase de liga da UEFA Europa League, e um eventual triunfo na Escócia deixará os minhotos com o apuramento no bolso.