Ruben Amorim a celebrar a vitória do Manchester United frente ao Brighton em Old Trafford
Ruben Amorim a celebrar a vitória do Manchester United frente ao Brighton em Old Trafford - Foto: IMAGO

«Ruben Amorim está a jogar roleta russa com o seu emprego»

Ferdinand elogiou a atitude do técnico português em não mudar o sistema numa altura em que estava a ser duramente criticado pela imprensa inglesa

Num mês parece que tudo mudou para Ruben Amorim e o Manchester United somou a terceira vitória consecutiva neste fim de semana passado, o que permitiu ao clube subir ao sexto lugar da Premier League à nona jornada.

Rio Ferdinand, lenda dos red devils, ficou bastante agradado com estes nove pontos somados e elogiou a atitude do técnico português em não mudar o sistema, numa altura em que estava a ser duramente criticado pela imprensa inglesa, embora tivesse sido uma jogada bastante perigosa para o seu futuro em Inglaterra.

«Eu admiro isso até certo ponto, mas, como eu disse, acho que ele está a jogar roleta russa com o seu emprego. Não acho que ele tenha mudado drasticamente, apenas se ajustou um pouco. Era isso que muitos adeptos estavam a pedir. Apenas ajustar o que já temos. Talvez não ser tão agressivo, talvez ser um pouco mais conservador em momentos em que não temos a posse de bola», começou por dizer o inglês, em declarações no seu podcast, mostrando-se confiante num regresso às competições europeias.

«Não se pode pressionar, pressionar, pressionar durante 90 minutos, a menos que se seja uma equipa absolutamente monstruosa. O PSG faz isso. Este treinador não poderia fazer isso com este plantel. Às vezes é assim que as coisas acontecem. Podemos olhar para trás daqui a seis meses e, digamos que o Manchester United termine na UEFA Champions League ou algo assim, ele provavelmente ficará sentado lá com confiança e dirá: 'Bem, se eu tivesse mudado, provavelmente estaria desempregado, porque estaria a fazer coisas que são estranhas para mim'», explicou.

Por outro lado, Gary Neville, antigo colega de equipa de Ferdinand, enalteceu a importância destas vitórias para os jogadores acreditarem ainda mais no seu treinador.

«Há algumas semanas, estava um pouco preocupado com o facto de os jogadores não acreditarem no sistema de Ruben Amorim. Talvez houvesse um elemento de não ganhar jogos e começar a questionar e ouvir o ruído que todos nós, incluindo eu mesmo, tínhamos acrescentado a isso, mas uma coisa que não deixa dúvidas quando se fala com as pessoas do clube é que elas realmente gostam dele como pessoa, e isso conta muito. Porque acho que não há dúvida de que ele não perdeu o balneário em termos de espírito, energia e como eles se sentem em relação a ele», disse o ex-lateral, na Sky Sports, acreditando que é possível chegar às cinco vitórias consecutivas.

«Acho que eles querem jogar por ele, estão desesperados para ganhar e acho que isso ficou claro na semana passada. Quero dizer, ganhar em Anfield em qualquer época é especial, mas para Ruben Amorim ganhar em Anfield quando era tão inesperado, acho que isso lhes deu um grande impulso. Estamos ansiosos pelo jogo da próxima semana contra o Nottingham Forest e pelo jogo fora de casa contra o Tottenham na semana seguinte. Ainda há muito trabalho a fazer no próximo mês. mas sinto que este foi um mês decisivo. Se tivesse começado mal na semana passada contra o Liverpool, poderia ter sido diferente, mas agora sinto que está tudo diferente, sinto que o momento está a favor deles e que o espírito está bom», completou.