Ruben Amorim, treinador do Manchester United, à frente de Carlos Fernandes, seu adjunto
Ruben Amorim, treinador do Manchester United, à frente de Carlos Fernandes, seu adjunto - Foto: IMAGO

Ruben Amorim é o 11.º treinador português a chegar a uma final europeia

Manchester United eliminou o Athletic Bilbao e garantiu a passagem ao derradeiro jogo da UEFA Europa League, seguindo os passos de Mourinho e companhia

Está feito! O Manchester United eliminou o Athletic Bilbao e Ruben Amorim vai jogar pela primeira vez uma final europeia, enquanto treinador - já o fez como futebolista pelo Benfica e perdeu diante do Sevilha nas grandes penalidades, em 2014 -, mais concretamente o derradeiro jogo da UEFA Europa League de 2024/25, precisamente em Bilbau, a 21 de maio.

Assim, o ex-Sporting tornou-se no 11.º treinador português a jogar uma final europeia, seguindo os passos de José Mourinho e companhia. O atual técnico do Fenerbahçe já esteve em nove e conseguiu cinco títulos: venceu a Taça UEFA pelo FC Porto (2003), a Champions League pelo Inter (2010) e também pelos dragões (2004), a Europa League precisamente pelo Man. United (2017) e ainda a Conference League pela Roma (2022). Por outro lado, perdeu a Supertaça Europeia pelo FC Porto (2003), Chelsea (2013) e United (2017), para além da final da Europa League pela Roma também nos penáltis frente ao Sevilha (2023).

O outro treinador a conseguir chegar a uma final europeia mais do que uma vez foi... Jorge Jesus, ambas pelo Benfica, mas não venceu nenhuma, perdendo nos minutos finais com o Chelsea e também nos penáltis com o Sevilha, a tal final com Ruben Amorim. Vítor Pereira também não foi bem-sucedido na única final europeia que orientou. O treinador do Wolverhampton perdeu a Supertaça Europeia para o Barcelona (0-2), após André Villas-Boas ter conquistado a Liga Europa pelo FC Porto frente ao SC Braga, de Domingos Paciência.

José Peseiro, Toni e António Morais foram os outros treinadores portugueses que disputaram um título europeu e saíram de mãos a abanar. O ex-Zamalek orientou o Sporting na final da Taça UEFA precisamente em Alvalade, em 2004, mas foi derrotado pelo CSKA Moscovo (1-3), enquanto o ex-Benfica perdeu com o PSV na Taça dos Campeões de 1987/88, nos penáltis. Já o ex-FC Porto não venceu a final da Taça das Taças em 1984 frente à Juventus, em Basileia, por 1-2.

Por outro lado, tal como Villas-Boas, Artur Jorge e Anselmo Fernández venceram a final europeia que disputaram. Artur Jorge foi o primeiro a sagrar-se campeão europeu de clubes, levando a melhor sobre o Bayern em Viena, em 1986/87, pelo FC Porto. Já Anselmo Fernández conquistou a Taça das Taças Europeia de 1964 pelo Sporting diante do MTK Budapeste, a duas mãos (4-3).

Resta aguardar para saber a que lista se vai juntar Ruben Amorim, ao dos vencedores ou dos perdedores. O adversário será o Tottenham, que não celebra a conquista de um título há 17 anos e eliminou o Bodo/Glimt (agregado de 5-1) na meia-final.

Sugestão de vídeo: