Ruben Amorim ainda não apostou nele, mas a Austrália já o quer no Mundial
Ruben Amorim ainda não lhe deu uma oportunidade de se estrear pela equipa principal do Manchester United... mas já foi chamado à seleção principal da Austrália. O jovem James Overy, lateral-direito de apenas 18 anos, vive um verdadeiro conto de fadas futebolístico: há pouco mais de um ano jogava no 10.º escalão do futebol inglês e agora surge como a grande surpresa na convocatória dos socceroos... com os olhos no Mundial 2026.
Overy, que chegou a Manchester no verão do ano passado, foi convocado pelo selecionador Tony Popovic para os particulares frente à Venezuela e à Colômbia. A chamada surge apesar de o jogador ainda não ter somado qualquer minuto ao serviço da equipa sénior dos red devils, limitando-se a alinhar pelos sub-18 e sub-21.
«Ele merece uma oportunidade. Vi-o de perto no Mundial sub-20, no Chile, e fiquei impressionado», explicou Tony Popovic. «Temos bons contactos no Manchester United e sabemos o que ele está a fazer nos treinos. Está a ser chamado cada vez mais vezes para trabalhar com a equipa principal», acrescentou.
Antes de chegar ao United, o defesa representava a modesta equipa do Newton Abbot Spurs, no sudoeste de Inglaterra, depois de ter começado a dar os primeiros passos no Perth Glory. A sua rápida ascensão chamou a atenção do United, que o integrou na academia em 2024. Uma lesão no tendão de Aquiles travou o seu progresso, mas o talento de Overy ficou evidente nas competições de formação e nos jogos frente a equipas seniores nas taças.
Overy é um lateral direito rápido, capaz de cobrir bem os centrais e avançar para o ataque. No entanto, a sua convocatória deve-se provavelmente ao seu desempenho pela seleção do seu país no Mundial Sub-20, realizada no mês passado no Chile, onde esteve em evidência, apesar de a Austrália não ter conseguido passar a fase de grupos.
De promissor talento nas divisões amadoras de Inglaterra a potencial mundialista em apenas dois anos. A história de James Overy é mais um exemplo de como o futebol continua a surpreender.