River Plate planeia fazer crescer o Monumental para os... 100 mil espectadores
River Plate teve um ano de 2025 para esquecer, não conquistando qualquer título e terminando a temporada num registo negativo quase sem precedentes: só venceu 2 dos últimos 13 jogos (10 derrotas), foi eliminado nos quartos de final da Libertadores pelo Palmeiras, de Abel Ferreira, perdeu nas meias-finais da Taça da Argentina para o vencedor Ind. Rivadavia nos penáltis e foi afastado pelo finalista Racing Club nos oitavos de final do campeonato.
Mesmo assim, perante um ano cheio de desilusão a nível desportivo, os argentinos fecharam 2025 como os líderes mundiais em termos de público: tiveram uma média de 85 mil espectadores por jogo, superando os grandes nomes do futebol mundial.
Por isso, o clube tem agora o objetivo de expandir o seu estádio, o Monumental, em 15 mil espectadores, ou seja, para os 100 mil, cobrindo também todas as bancadas. Segundo a imprensa do país, o plano deverá ser apresentado em janeiro de 2026 e as obras deverão começar em maio desse ano.
Quanto vai custar este investimento? Cerca de 85 milhões de euros. Este é um projeto promovido pelo novo presidente do clube, Stefano Di Carlo, sendo que, ao contrário de, por exemplo, o Barcelona e o Camp Nou, o River Plate continuará a poder jogar em casa durante as obras, isto porque seria tudo sustentado com uma estrutura externa.
Além disso, relativamente ao Mundial 2030, que se vai realizar em Portugal, Espanha e Marrocos, mas também vai começar no Uruguai, Paraguai e Argentina, para celebrar os 100 anos da competição, isto significa que a seleção argentina vai arrancar a campanha no Campeonato do Mundo no novo Monumental, no estádio do River Plate.