Engenhos pirotécnicos deflagrados por adeptos do Colónia valeram multa elevada ao clube - Foto: IMAGO

Colónia paga caro pelo uso de pirotecnia por parte dos adeptos

Multas ascendem a mais de 180 mil euros por uso de engenhos pirotécnicos em oito jogos diferentes

O Colónia foi condenado pelo Tribunal Desportivo da Federação Alemã de Futebol (DFB) a pagar multas que ultrapassam os 180 mil euros devido ao uso de material pirotécnico em oito ocasiões distintas.

A sanção mais pesada, no valor de 98.500 euros, está relacionada com os acontecimentos na derrota por 1-3 frente ao Borussia M'gladbach. Nesse jogo, os adeptos do Colónia acenderam pelo menos 56 tochas e 30 sinalizadores, o que forçou a interrupção da partida no início da segunda parte, quando a equipa perdia por 0-1. O clube poderá, no entanto, deduzir 32.800 euros deste valor para investir em «medidas de segurança ou de prevenção da violência».

As restantes penalizações, que totalizam 96.000 euros, referem-se a outros sete jogos. Os incidentes ocorreram durante as partidas da primeira volta do campeonato contra Hoffenheim, Augsburgo, Wolfsburgo, Union Berlin, Werder Bremen e St. Pauli e no jogo da Taça da Alemanha frente ao Bayern Munique. Em todos os casos, a justificação da DFB para as multas foi o «comportamento antidesportivo dos seus adeptos» através do uso de «objetos pirotécnicos». Também uma parte deste valor poderá, segundo a revista alemã Kicker, ser deduzido para investir medidas equivalentes às anteriormente mencionadas.