Prestianni: Benfica fecha a porta ao River Plate
O abraço de José Mourinho a Gianluca Prestianni, depois da substituição do avançado de 19 anos por Daniel Banjaqui aos 88 minutos do jogo com o Farense, da Taça de Portugal, anteontem, no Algarve, teve uma carga simbólica importante — o treinador e o Benfica seguram o internacional argentino.
O River Plate está interessado em contratá-lo, mas sabe bem que não tem argumentos para convencer o Benfica, ou seja, que não tem dinheiro para sequer fazer os encarnados considerar a transferência. O Benfica deixou a posição bem clara quando o clube de Buenos Aires apresentou uma oferta — 800 mil euros por empréstimo e €4 milhões de opção de compra por metade do passe. Não há negócio.
Os media argentinos insistem que o River Plate vai continuar a tentar a contratação, melhorar a oferta e até enviar um emissário a Lisboa para negociar. Até agora nada disso se confirmou e, fonte próxima do processo, deu conta a A BOLA de que tudo não passará de uma manobra do empresário para pressionar o Benfica. Salvo alguma mudança radical nas circunstâncias atuais, que ninguém prevê neste momento, a porta está fechada para o River Plate.
Contratado pelo Benfica em janeiro de 2024, depois de completar 18 anos, Prestianni continua a sentir algumas dificuldades de afirmação. Ainda na época passada mudou de representante, que é agora o mais interessado em fazer a transferência — na Argentina admite-se que até poderá tentar forçar a saída, estratégia para a qual o Benfica já foi alertado.
O Benfica investiu €9,5 milhões (incluindo serviços de intermediação) na transferência de Prestianni e o Vélez Sarsfield reservou 15 por cento do valor de futura transferência. Não faz sentido para as águias, como tal, transferi-lo agora para o River Plate — sobretudo porque o avançado de 19 anos (completa 20 a 31 de janeiro) se valorizou no Mundial sub-20 e já se estreou pela seleção principal argentina, num particular, em novembro, com Angola, em Luanda.
Os encarnados, por outro lado, têm outras e mais interessantes opções na Europa para Prestianni — isto, claro, para o caso de o quererem ainda emprestar ou transferir.