António Morgado à conquista do 'bis' na Figueira Champions Classic
António Morgado lidera a UAE Emirates com os gémeos Rui e Ivo Oliveira na Figueira Champions Classic, no sábado, a quarta edição da clássica portuguesa. O jovem corredor de 22 anos volta a ser um dos principais candidatos à vitória, depois do êxito em 2025, quando se impôs-se, isolado, na meta na marginal da Figueira da Foz, coroando um ataque a cerca de 20 quilómetros antes e resistindo - por cinco segundos - ao grupo perseguidor.
Participam 24 equipas, oito do World Tour – com estreia da Red Bull-BORA-hansgrohe e da Lotto-Intermarché –, sete Continental Pro e as nove Continentais portuguesas.
Recorde-se que a edição inaugural, em 2023, foi vencida por Casper Pedersen (Soudal Quick-Step), enquanto 2024 assistiu-se a uma exibição dominante de Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step), que ganhou com uma vantagem de 1 minuto e 48 segundos.
Percurso para ataques de longe
A corrida, com partida e chegada na Figueira da Foz, terá uma extensão de 192,7 quilómetros. O percurso na costa atlântica é ideal para os puncheurs, destacando-se um circuito local com subidas curtas, íngremes e explosivas.
A primeira parte da prova é relativamente suave, o que deverá facilitar a formação de uma fuga. A primeira contagem de montanha do dia será em Brenha (3,2 km a 4,5%), ao quilómetro 57,5, mas as suas inclinações modestas não deverão causar grandes dificuldades ao pelotão.
O verdadeiro teste começa ao quilómetro 103, com a entrada no circuito local que será percorrido por três vezes. Este circuito inclui duas subidas exigentes: a Rua Parque Florestal, com 2,3 quilómetros e um setor de 800 metros com inclinações de dois dígitos perto do topo, e a subida de Enforca Cães, mais curta (800 metros) mas com mais de metade da sua extensão também em dois dígitos.
A localização da subida de Enforca Cães na última volta será crucial, com o seu topo a apenas 5,7 quilómetros da meta. O percurso favorece ataques de longa distância, como demonstrado pela vitória a solo de Morgado em 2025, após uma fuga de 20,5 quilómetros, e pelo ataque de Evenepoel a mais de 50 quilómetros da meta em 2024.
O tiro de partida será dado junto à Torre do Relógio, na Avenida 25 de Abril, pelas 11h45, e a chegada prevista para cerca das 17h00, no mesmo local (Torre do Relógio).
Os favoritos à partida
António Morgado chega para defender o título em excelente forma, após um bloco de corridas em Espanha onde conquistou a vitória no Troféu Calvià, um segundo lugar no Troféu Serra Tramuntana e o quarto posto no Troféu Andratx Pollença, ambos conquistados por Remco Evenepoel, e ainda dois oitavos, na Clássica Morvedre e no Grande Prémio Castellón, com que se estreou na temporada.
A prova marcará a estreia profissional do promissor Jarno Widar (Lotto-Intermarché), jovem belga de 20 anos que se afigura como especialista em corridas com subidas curtas e explosivas.
Outros nomes a ter em conta incluem o suíço Marc Hirschi (Tudor), que foi sexto em 2024 e procura a primeira vitória da época, o espanhol Alex Aranburu (Cofidis), o colombiano Daniel Martinez (Red Bull-Bora-hansgrohe) e o equatoriano Richard Carapaz (EF Education-EasyPost).