Siga o Tondela vs Alverca em direto
As três equipas já realizam os habituais exercícios de aquecimento no relvado do Estádio João Cardoso. A noite está fria e bastante chuvosa, mas os adeptos de auriverdes e canarinhos já começam a ocupar os seus lugares nas bancadas do anfiteatro beirão.
Custódio Castro, técnico do Alverca, mexe em duas pedras tendo como termo de comparação o encontro frente ao Benfica (1-2), na ronda anterior: saem Matheus Mendes e Lincoln, entram André Gomes e Rhaldney.
Cristiano Bacci, treinador do Tondela, faz apenas uma alteração em relação ao onze que havia apresentado diante do Estoril (2-2), na jornada passada: sai Jordan Pefok e entra Benjamim Kimpioka - o avançado nascido na Suécia e que tem também nacionalidade congolesa, estreia-se a titular pelos auriverdes, isto depois de ter sido suplente utilizado diante dos canarinhos.
Alverca (treinador): Custódio Castro
Alverca (suplentes): Matheus Mendes (31), Julián Martínez (3), Davy Gui (6), Cédric Nuozzi (11), Steven Baseya (14), Mathis Clairicia (19), Diogo Spencer (82), Sandro Lima (91) e Fabrício Garcia (98)
Alverca (titulares): André Gomes (13); Kaiky Naves (4), Sergi Gómez (5) C e Bastien Meupiyou (33); Nabil Touaizi (2), Vasco Moreira (17), Rhaldney (26) e Francisco Chissumba (55); Figueiredo (20), Marezi (9) e Chiquinho (10)
Tondela (treinador): Cristiano Bacci
Tondela (suplentes): Lucas Cañizares (30), João Afonso (5), Hélder Tavares (8), Arjen van der Heide (26), Juan Rodríguez (32), João Silva (44), Tiago Manso (48), Ouattara Moudjatovic (70) e Hugo Félix (79)
Tondela (titulares): Bernardo Fontes (31); Bebeto (2) C, Christian Marques (4), Brayan Medina (20) e Rodrigo Conceição (27); Cícero (97) e Yaya Sithole (15); Pedro Maranhão (7), Joe Hodge (10) e Makan Aiko (90); Benjamin Kimpioka (23)
Árbitro: Pedro Ramalho (AF Évora); Assistentes: Hugo Coimbra e Diogo Pereira; 4.º Árbitro: Flávio Lima; VAR/AVAR: Rui Soares e Márcio Azevedo
Já há equipas oficiais!
Recorde a antevisão de Custódio Castro, técnico do Alverca:
Eis a projeção de Cristiano Bacci, treinador do Tondela, ao embate desta noite:
Está, então, a chegar a hora das duas equipas escreverem uma página nova nos seus percursos recentes, sendo certo que a vitória, a acontecer, só poderá cair para um dos lados. E mesmo sem que a história do jogo esteja contada, antes do início da partida é fácil perspetivar que um eventual empate favorecerá muito mais os forasteiros do que propriamente os visitados.
Recordando o duelo da primeira volta, sorriu o Alverca. A 12 de setembro de 2025, jogava-se, então, a 5.ª jornada da Liga, os ribatejanos receberam e venceram os beirões, por 1-0. Um autogolo de Maviram foi o garante dos três pontos conquistados pela formação alverquense.
Já olhando aos últimos resultados do Alverca, também é facto que o conjunto de Custódio Castro não vence há três partidas. Após o sucesso na receção ao Moreirense (2-1), os ribatejanos foram goleados pelo SC Braga (0-5), empataram com o Estrela da Amadora, e, na ronda anterior, baquearam na Luz, diante do Benfica (1-2).
Constando os desempenhos mais recentes do Tondela, a equipa está há cinco jogos consecutivos sem conhecer o sabor da vitória. Depois desse triunfo frente ao Arouca, a formação orientada por Cristiano Bacci perdeu com Moreirense (0-1), SC Braga (0-1) e Famalicão (0-3), e empatou diante de Benfica (0-0) e Estoril (2-2).
O Alverca também não apresenta um registo muito melhor fora de casa neste campeonato. Longe do Ribatejo, a formação orientada por Custódio Castro só venceu por duas vezes, a última das quais já a 29 de novembro de 2025, por ocasião da 12.ª jornada, no reduto do Casa Pia (2-0) - antes disso, os alverquenses haviam regressado com os três pontos da deslocação ao terreno do Aves SAD (3-1), na 8.ª ronda.
O Tondela também também o peso de somar apenas uma vitória na condição de visitado na presente edição da Liga. O Estádio João Cardoso não tem sido, de todo, um forte para os beirões, que ali somente bateram o Arouca (3-1), na 17.ª jornada, a última da primeira volta.
Pelo exposto, está fácil de ver que os auriverdes estão extremamente necessitados de pontos, pelo que tentarão dar uma alegria aos seus adeptos. Do outro lado, o conjunto ribatejano não pode dizer que está absolutamente tranquilo no que concerne à permanência, porque efetivamente não está, mas sempre pode apresentar a tranquilidade de já ter um vosso relativamente interessante para as equipas que estão na zona baixa da tabela.
As duas equipas chegam a este embate em situações distintas na tabela classificativa: o Tondela está no 17.º e penúltimo lugar, com 14 pontos, o Alverca encontra-se no 10.º posto, com 24 pontos.
O segundo jogo da 22.ª jornada da Liga tem como palco o Estádio João Cardoso, onde, a partir das 20h45, Tondela e Alverca vão lutar pelos três pontos em disputa. A BOLA, tal como sempre acontece, vai contar-lhe tudo sobre esta partida e, claro, contamos consigo, caro leitor. Venha daí connosco. Está convocado e vai ser titular!
Boa noite!