Franco Mastantuono, extremo-direito do Real Madrid
Franco Mastantuono, extremo-direito do Real Madrid - Foto: IMAGO

River Plate cria cláusula 'anti-Mastantuono'

Clube argentino fez a maior venda da história do país, para o Real Madrid, mas não gostou de estar de mão atadas

A transferência de Franco Mastantuono para o Real Madrid no verão passado, por 45 milhões de euros, tornou-se a mais cara da história da La Liga argentina.

No entanto, a saída do jovem talento deixou um sabor amargo no River Plate, que agora implementou uma nova estratégia para proteger os seus jogadores.

Apesar de o valor ter superado as saídas de Enzo Fernández, para o Benfica, ou de Javier Saviola, a direção do River sentiu que o montante foi insuficiente. Stefano di Carlo, candidato à presidência do clube e atual dirigente, admitiu o sentimento de perda.

«Sempre dissemos que não o vendíamos e, de facto, não o vendemos: o Real Madrid veio e acionou a cláusula de rescisão. Teria sido fantástico poder contar com ele, mas não foi possível. O futebol funciona assim», afirmou Di Carlo em declarações à Radio La Red.

«Na altura em que o contrato foi feito, há dois anos, foi um grande mérito... mas os 45 milhões por Mastantuono souberam a pouco», lamentou.

Nova estratégia para evitar fuga de talentos

Para evitar que situações semelhantes se repitam, o River Plate concebeu uma medida drástica. O clube começou a fixar cláusulas de rescisão de 100 milhões de dólares (86,2 milhões de euros, ao câmbio atual) em todos os novos contratos e renovações, um valor recorde no futebol argentino.

O objetivo, segundo Di Carlo, é forçar os clubes interessados a sentar-se à mesa e negociar diretamente com o River Plate, em vez de simplesmente pagarem a cláusula de forma unilateral.

A lista de jogadores com esta cláusula 'anti-Mastantuono' já é extensa e inclui nomes como Alex Woiski, Ian Subiabre, Facundo Colidio e Lautaro Rivero, entre outros.

A medida tornou-se a nova norma no clube para proteger os seus ativos e garantir um maior poder de negociação no mercado de transferências europeu.