Ademola Lookman nos festejos do golo que marcou diante do Betis
Ademola Lookman nos festejos do golo que marcou diante do Betis - Foto: IMAGO

Lookman à imagem de Suárez: um sonho no Atl. Madrid

Nigeriano comparado a uruguaio que deixou marca nos colchoneros

A estreia de Ademola Lookman pelo Atlético de Madrid foi sensacional e deixou os adeptos em êxtase, fazendo recordar o impacto imediato que Luis Suárez teve no clube.

O avançado nigeriano não só marcou um golo, como também fez uma assistência, mostrando uma mobilidade e capacidade de drible notáveis.

Com um total de 64 intervenções e 38 passes completos, Lookman potenciou o jogo de Ruggeri, Baena, Griezmann, Barrios e Koke, trazendo uma nova esperança à equipa, algo que não se via desde a chegada do avançado uruguaio.

Recorde-se que Luis Suárez, na estreia contra o Granada, entrou aos 71 minutos para marcar dois golos e assistir Llorente, num prenúncio do que seria uma temporada mágica.

O «Pistolero» raramente voltou ao banco e foi fundamental na conquista do título de campeão espanhol, com 21 golos na competição. Desde o ano 2000, Suárez foi o único dos 14 estreantes a marcar por duas vezes no seu primeiro jogo.

No entanto, não é preciso recuar muito para encontrar outro jogador que marcou na estreia. A 13 de setembro, Nico González, emprestado pela Juventus, também faturou de cabeça contra o Villarreal, ganhando de imediato a simpatia dos adeptos no Metropolitano. Contudo, esse continua a ser o único golo que marcou pelo clube.

Antes dele, Sorloth também tinha marcado no primeiro jogo, precisamente contra o Villarreal, clube do qual se tinha transferido.

De acordo com dados da BeSoccer, um total de 93 futebolistas marcaram na estreia pelo Atlético, mas nem todas as grandes apresentações envolveram golos.

João Félix também teve estreia auspiciosa

João Félix, a contratação mais cara da história do clube, teve um início memorável ao sofrer um penálti contra o Getafe, após uma jogada individual espetacular, embora não tenha conseguido corresponder às elevadas expectativas.

As estreias de sucesso não se limitam a contratações. Vários jogadores da formação também deixaram a sua marca. Ricard, apesar de ser lateral-direito, marcou como titular contra o Cardassar. Camello, Borja Garcés, Rober Núñez e Héctor Fernández são outros exemplos de jovens da formação que marcaram no seu primeiro jogo pela equipa principal.

De realçar que cinco dos 14 jogadores que se estrearam com golo neste milénio foram formados no clube que tem Simeone no comando técnico da equipa principal.