Sotiris Silaidopoulos, treinador do Rio Ave
Sotiris Silaidopoulos, treinador do Rio Ave - Foto: IMAGO

Rio Ave: «Sporting? Como digo aos jogadores, não há muitos segredos nestes jogos»

Sotiris Silaidopoulos fez o lançamento da partida com o bicampeão nacional, marcada para este domingo. Admitiu que a ausência de Clayton não é fácil de contornar e abordou a cobiça por André Luiz

O Rio Ave desloca-se ao reduto do bicampeão nacional Sporting este domingo (20h30) e Sotiris Silaidopoulos não antevê tarefa fácil para os vilacondenses. Este sábado, na antevisão do encontro, o treinador grego enalteceu o «período muito bom» que os leões atravessam, mas garantiu, também, que «há grande motivação interna» na equipa que orienta.

«É um grande desafio, um jogo muito exigente. Vamos defrontar o Sporting num período muito bom para eles. Mas há muita motivação interna em cada um de nós. Queremos ser a nossa melhor versão para podermos tirar algo deste jogo. Como costumo dizer aos jogadores, não há muitos segredos nestes jogos. Sabemos que temos de defender muito bem e que teremos de defender e de sofrer durante longos períodos do jogo. Precisamos de ser muito compactos, muito rigorosos a manter o nosso equilíbrio e as distâncias, porque o Sporting tem muita qualidade individual. E temos de ser corajosos e acreditar. É a única forma de conseguirmos algo positivo», assinalou o técnico rioavista, salientando a «grande dinâmica» que o adversário tem transportado para dentro de campo.

«Têm muita rotatividade durante o jogo. Nota-se muita fluidez. Eles adaptam-se muito bem ao tempo e ao espaço, tanto como equipa, como individualmente. Portanto, vamos defrontar o Sporting num bom momento deles. Mas nós também já mostrámos que somos uma equipa muito difícil de defrontar e difícil de bater. Também queremos mostrar isso neste encontro», ressalvou Silaidopoulos.

Privado de Clayton, que vai ter de cumprir suspensão na deslocação a Alvalade, o homem do leme do Rio Ave não levantou o véu sobre o substituto do brasileiro ou até sobre uma eventual mudança de sistema tático, até porque, como o próprio admitiu, não é tarefa fácil render o goleador-mor da equipa: «Há algumas reflexões a fazer sobre isso, mas ainda temos mais um treino pela frente e, depois, decidiremos quem substituirá o Clayton. Não é uma resposta fácil, mas temos algumas ideias e estou certo de que quem entrar dará o seu melhor.»

«Gostávamos que o André Luiz terminasse a época connosco»

Os rumores de mercado a envolver André Luiz têm-se multiplicado. O extremo canarinho, de 23 anos, tem estado em alta no Rio Ave e vai despertando atenções em diversas latitudes. Sotiris Silaidopoulos vê o jogador talhado para «ligas de topo», mas não esconde que gostaria de mantê-lo até ao final da época em curso.

«Estamos muito felizes e orgulhosos com a evolução do André Luiz este ano. É justo que receba toda esta atenção, pois está a fazer uma época fantástica até agora. Tem todos os ingredientes que um jogador de uma liga de topo pode ter e ainda tem muito espaço para melhorar. A época está a correr-lhe bem e eu gostaria que a terminasse connosco, melhorando ainda mais alguns aspetos, para dar o passo seguinte m0ais preparado e maduro para enfrentar as dificuldades de um clube grande ou de uma liga maior do que a nossa. Mas o André é um rapaz fantástico, muito focado no que faz e na equipa. As últimas exibições mostram que está muito comprometido com o clube e com a nossa equipa», afiançou o treinador.