Ricardo Mangas, lateral português de 27 anos, tem contrato com o Spartak válido até 2026 e vai chegar a Alvalade em breve (IMAGO)

Ricardo Mangas no Sporting por 300 mil euros

Lateral-esquerdo a caminho de Alvalade num negócio de oportunidade. Bónus não inflacionam operação além de 1 milhão de euros. Três ou quatro anos de contrato

Só não é um negócio da China porque Ricardo Mangas vem da Rússia. Os valores conseguidos pela administração do Sporting para contratar o lateral-esquerdo de 27 anos ao Spartak Moscovo são um achado: 300 mil euros fixos mais um valor entre os 500 e os 700 mil em bónus. Os russos devem reservar 20 por cento de mais-valia em futura transferência do jogador, num negócio avançado por A BOLA em primeira mão, no último sábado.

Foi mesmo uma boa oportunidade de negócio que surgiu e a administração dos verdes e brancos não a perdeu. As negociações para a contratação de Mangas avançaram, como A BOLA adiantou este sábado, e nesta altura caminham para ficar brevemente fechadas e assim Rui Borges receber um lateral que bem conhece.

16
Os jogos de Ricardo Mangas a temporada passada ao serviço do Spartak Moscovo, com dois golos marcados. Esta época participou já em dois encontros dos russos. Internacional pelas camadas jovens de Portugal, Ricardo Mangas fez 16 jogos pela Equipa das Quinas (sub-16 e sub-17)

Em 2024, Ricardo Mangas trocou o Vitória de Guimarães, onde ainda trabalhou com o atual treinador do Sporting, pelo Spartak, numa operação que levou os vimaranenses a encaixar 2 milhões de euros. Daí que seja ainda mais surpreendente que os leões consigam agora, um ano depois, contratá-lo por um valor que no final das contas não será superior a 1 milhão de euros.

A operação, conduzida pelo diretor geral do Sporting, Bernardo Morais Palmeiro, deverá ficar fechada em breve, assim fique acertado o já referido valor das variáveis bem como a também já referida percentagem da mais-valia. Resta saber se a tempo de o jogador poder ser opção para a Supertaça Cândido de Oliveira, quinta-feira com o Benfica no Estádio Algarve. À espera, o jogador tem um contrato de três ou quatro anos.

Mangas, pode dizer-se agora, vai mesmo reforçar o lado esquerdo da defesa leonina, que terá Maxi Araújo como opção titular e o português como número dois. Matheus Reis também conta nesta equação para Rui Borges mas recorde-se que este verão já foi apontado ao Palmeiras... e o mercado está de olho na situação do brasileiro.

O percurso

Natural de Olhão, Ricardo Mangas começou a jogar no Nazarenos, tendo passado por Marítimo Olhanense, Ferreiras e Casa do Benfica de Portimão, antes de em 2010/2011 viajar do Algarve para Lisboa para integrar os escalões de formação dos encarnados. Na Luz ficou até 2015/2016, a mesma temporada em que foi emprestado aos juniores do Tondela. Voltou ao Benfica e saiu para o Desp. Aves que o cedeu ao Mirandela em 2017/2108. Seguiu para o Boavista em 2020/2021, foi emprestado ao Bordéus em 2021/2022, voltou ao Bessa e transferiu-se para o Vitória de Guimarães em 2023/2024. Uma época e meia depois foi contratado pelo Spartak Moscovo. Prepara-se agora para deixar a Rússia e voltar a Portugal, para o Sporting.

Quem lhe abre a porta de Alvalade é Rui Borges, treinador que na época passada o utilizou em 10 jogos nos vimaranenses (quatro golos e duas assistências), antes de o lateral ter rumado ao Spartak em setembro.

Mas o técnico leonino já conhece Mangas há mais tempo, desde a época do Mirandela, quando em Trás-os-Montes o treinou na Série A do Campeonato de Portugal. Rui Borges admira as qualidades de Ricardo Mangas e está prestes e recebê-lo na equipa bicampeã nacional.