Ricardo Mangas já está em Lisboa para reforçar o Sporting
Aí está Ricardo Mangas! O lateral-esquerdo chegou a Lisboa esta segunda-feira à noite e na zona das saídas do Aeroporto Humberto Delgado mostrou-se cansado pela viagem desde a Rússia mas pronto para a abraçar o momento mais alto da carreira, ao chegar ao Sporting. Esta terça-feira o português realiza exames médicos e vai assinar contrato válido por três ou quatro anos com os verdes e brancos, confirmando-se, assim, uma notícia avançada em primeira mão por A BOLA, na tarde de sábado.
O voo proveniente de Istambul, Turquia, onde Mangas fez escala, aterrou em solo português às 23h35. Tarde mas bem a tempo do lateral-esquerdo ir descansar umas horas para logo pela manhã tratar dos exames médicos que antecipam a assinatura do contrato. Cansado mas entusiasmado, o lateral não se alongou em palavras. «Estou muito feliz por assinar pelo Sporting mas falamos noutro dia», disse apenas.
O entendimento entre clubes está fechado. O Sporting paga ao Spartak Moscovo 300 mil euros fixos mais um valor entre os 500 e os 700 mil em bónus. Ou seja, no total, a contratação de Mangas nunca ultrapassará 1 milhão d euros. Os russos devem reservar 20 por cento de mais-valia em futura transferência do jogador.
Foi então uma excelente oportunidade de negócio que a administração leonina aproveitou e assim reforça o lado esquerdo da defesa, que terá Maxi Araújo como opção titular e o português como número dois. Matheus Reis também conta nesta equação mas recorde-se que este verão já foi apontado ao Palmeiras... e o mercado está de olho na situação do brasileiro, que termina contrato em junho de 2026. Ou seja, numa altura em que o jogador entra para o último ano de ligação aos leões e em que a renovação contratual ainda não avançou, o Sporting estará recetivo a ouvir propostas, até porque será a última oportunidade para conseguir algum encaixe com o passe de um lateral que contratou em 2021 ao Rio Ave, a custo zero, embora os leões tenham chegado a entendimento para ressarcir os vila-condenses pela saída de um jogador que estava em litígio.
Voltando a Ricardo Mangas, recorde-se o percurso dum lateral que Rui Borges conhece mesmo antes dos tempos do Vitória, pois cruzaram-se no Mirandela em 2017/2018. Começou a jogar no Nazarenos, tendo passado por Marítimo Olhanense, Ferreiras e Casa do Benfica de Portimão, antes de em 2010/2011 viajar do Algarve para Lisboa para integrar os escalões de formação dos encarnados. Na Luz ficou até 2015/2016, a mesma temporada em que foi emprestado aos juniores do Tondela. Voltou ao Benfica e saiu para o Desp. Aves que o cedeu ao Mirandela, para encontrar Borges pela primeira vez. Depois Boavista em 2020/2021, foi emprestado ao Bordéus em 2021/2022, voltou ao Bessa e transferiu-se para o V. Guimarães em 2023/2024. Uma época e meia depois, quando trabalhava com o treinador que agora o recebe em Alvalade, foi contratado pelo Spartak Moscovo por 2 milhões de euros.