Redes de segurança e ratos de peluche: Espanhol 'prepara' regresso de Joan García
Joan García terminou a última temporada a beijar o símbolo do Espanhol, após ajudar a equipa a garantir a manutenção na LaLiga. Pouco depois, mudou-se para o grande rival regional e citadino, o Barcelona, e este sábado regressa ao estádio que foi a sua casa durante vários anos, mas que terá um ambiente extremamente hostil por sua causa.
Ultras do Espanhol já foram vistos a cantarem: «Queremos a cabeça de Joan.» Um dos motivos que levam este jogo a ser considerado de alto risco pelas autoridades locais e o Espanhol a tomar medidas preventivas: vai instalar redes altas e negras atrás de cada uma das balizas do Estádio RCDE, para evitar que sejam atirados objetos ao guarda-redes… entre os quais ratos.
¡Insólito!
— TVC Deportes (@TVCDeportes) January 3, 2026
Aficionados del Espanyol de Barcelona cantando "Queremos la cabeza de Joan" (Por Joan García), previo al derbi de Barcelona 🔥#Futbol #laliga #barcrlona #espanyol #TVCDeportes pic.twitter.com/wp1s7C2r7O
Nas redes sociais de adeptos do Espanhol tem sido discutida a possibilidade de serem atirados ratos de peluche a Joan García, segundo o diário espanhol As. Um protesto simbólico com o pelo facto de o guardião ter sido apelado de «rato» após trocar de clubes na cidade catalã.
Como tal, é esperada uma segurança minuciosa e exaustiva dos adeptos que se desloquem ao estádio.
Joan García é muito criticado pelos adeptos do Espanhol não só por se ter mudado para o Barcelona (a troco de 25 milhões de euros), mas também por ter beijado o símbolo do clube após o último jogo da última temporada. Um gesto que foi visto como uma declaração de amor a um clube onde estava há nove anos, depois traído pela mudança para Camp Nou.
Poner red para tifos verticales ❌
— Curva RCDE (@CurvaRCDE) December 24, 2025
Poner red para criminalizar a la afición ✅
Ya queda menos para el derbi… 🐀🇨🇭 pic.twitter.com/UQN3Ai7ypO
«O carinho que tenho pelo Espanhol pode ser compatível com o querer dar um passo em frente na minha carreira», já disse Joan García, à RAC1. Declarações que pouco ou nada apaziguaram os sentimentos que muitos adeptos do Espanhol sentem em relação a si, e que este sábado poderão estar à vista de todos.