Rafael Lisboa integrou o cinco inicial contra Montenegro Fotografia FIBA

Rafael Lisboa: «Sem medo, só respeito»

Após a inédita vitória ante Montenegro, Portugal recebe, esta tarde, a Grécia em Matosinhos, na 2.ª jornada da qualificação para o Mundial. Vice-capitão da Seleção mantém-se confiante

«Encaramos todos os jogos de igual maneira e dá-nos confiança e ficamos contentes com o que já fizemos [derrotar seleções superiores no ranking], mas sendo a Grécia do nosso grupo, o objetivo é ganhar. Olhamos para o encontro com seriedade, sem medo nenhum deles, mas com respeito pela seleção que é e pelos pontos fortes que tem. E vamos tentar vencer», garantiu Rafael Lisboa na antevisão do embate, deste domingo, contra a Grécia (17h00), no Centro de Deportos e Congressos de Matosinhos.

Confronto a contar para a 2.ª jornada da Primeira Ronda de Qualificação para o Mundial de 2027 e que surge três dias depois de Portugal ter ido a Podgorica bater o Montenegro (18.º do ranking mundial) pela primeira vez (62-83).

«Mas, respondendo mais ao facto de termos vindo a derrotar várias seleções importantes nos últimos dois anos [Eslovénia, Espanha, Argentina, Montenegro], é claro que esses resultados nos dão outra confiança para encarar esta partida. De resto não muda nada. Esta equipa encara da mesma forma todos os jogos e é por aí que acreditamos sempre que é possível vencer, qualquer que seja o adversário», completou o recém nomeado vice-capitão dos Linces.

Enquanto a Roménia recebe o Montenegro em Pitesti (17h00), Portugal terá pela frente o 3.º classificado (7 v-2 d) do último EuroBasket, onde a Seleção de Mário Gomes foi 15.ª (2 v-4 d), e que é a 13.ª do ranking da FIBA (8.ª Europeia). Os Linces ocupam a 47.ª posição (25.ª). As duas formações já se encontraram em cinco ocasiões e os helénicos saíram sempre vencedores.

Claro que, da mesma forma que a Seleção não poderá alinhar com o poste dos Celtics Neemias Queta, por este estar na NBA e esta não o permitir sem ser no defeso, a Grécia estará privada da superestrela Giannis Antetokounmpo duas vezes MVP da NBA, e dos seus dois irmãos Thanasis e Alex, todos nos Bucks. Porém, à disposição de Vasileios Spanoulis estará o outro dos cinco Antetokounmpo, Kostas, do Olympiakos.

Ainda assim, o conjunto de Spanoulis conta com muita gente de valor. Casos do veterano Konstantinos Papanikolau, dos bases Giannoulis Larentzakis e Elijah Miytou-Long e do jovem poste Alexandros Samodurov.

«Sim, acho que vamos ter todos o match-up complicado, mas é para isso que disputamos estes jogos e estamos nestas competições. É para defrontar os melhores, competir, ganhar e mostrar o nosso valor. Esta é mais uma oportunidade para o fazer», refere o base luso que alinha nos espanhóis do Ourense.

«A equipa está confiante. Em termos de atitude e confiança, penso que neste grupo nunca se vai poder apontar nada porque é basicamente o que nos define e permite competir contra todos os adversários. Está aí a chave do sucesso desta equipa. Mindset, confiança, concentração, ambição, tudo isso está sempre desde que cheguei à Seleção», garantiu Lisboa.