Alcaraz irrita-se durante a final por causa do teto

Encontro entre Carlos Alcaraz e Novak Djokovic na final do Open da Austrália

O público da final do Open da Austrália, em Melbourne, está a ter direito a tudo. Novak Djokovic começou de forma avassaladora e rapidamente tomou a iniciativa com o seu serviço. O sérvio venceu o primeiro set de forma convincente, mas viu Alcaraz recuperar gradualmente. O espanhol tornou-se mais agressivo, aumentou o ritmo e conseguiu vencer o segundo set, deixando a final completamente em aberto.

Depois de Alcaraz ter igualado o marcador em sets, Djokovic retirou-se para uma pausa para ir à casa de banho. Para o espanhol, esse foi o momento de observar atentamente a Rod Laver Arena. O seu olhar dirigiu-se várias vezes para cima, em direção ao teto do estádio, onde notou algo que parecia diferente no início do jogo.

Alcaraz expressou a sua surpresa ao árbitro. «Eu sei, eu sei… mas está mais fechado do que antes», ouviu-se claramente. Pouco depois, tentou clarificar o seu ponto: «É isso que estou a tentar explicar. O teto está mais fechado do que antes. Eu não sabia disso. Olhei para cima e pensei: porque é que está mais fechado?»

O teto da Rod Laver Arena pode ser ajustado durante os jogos, por exemplo, devido à temperatura ou humidade. Estão 14 graus, algum vento frio e ameaça de chuva, o que pode ter motivado a mexida no teto por parte da organização.