Presidente de Cabo Verde visita Benfica e garante ajuda
José Maria Neves, presidente de Cabo Verde, reuniu-se esta sexta-feira, no Estádio da Luz, com o presidente executivo da Fundação Benfica, Carlos Moia, tendo como foco a assistência humanitária destinada à ilha de São Vicente, recentemente assolada por uma tempestade que causou fortes danos à população.
A ação de apoio humanitário conduzida pela Fundação inclui medicamentos e material hospitalar, que serão enviados para as regiões mais afetadas.
José Maria Neves destacou a cooperação solidária. «Esta relação é antiga. Cabo Verde e Benfica têm uma relação de muita cumplicidade. Talvez seja o país com mais benfiquistas por metro quadrado. Essa relação intensa de amizade permite esse cuidado permanente que o Benfica e a Fundação Benfica têm em relação a Cabo Verde. Esta cooperação para acudir à ilha – e onde há amizade, há cuidado – vai ter um impacto muito forte em São Vicente, junto dos são-vicentinos e junto dos cabo-verdianos. É na área da saúde, uma área muito sensível, e surge num bom momento, vai permitir-nos dar um salto qualitativo nas respostas que teremos de dar às pessoas, às diferentes famílias, às empresas», disse à BTV.
Carlos Moia reforçou que a prioridade da Fundação Benfica é responder às reais necessidades da população: «Há muitos benfiquistas em Cabo Verde, mas isso não representa, não é, para mim, historicamente importante. É importante o povo em si, as necessidades do povo. Nós sentimos as necessidades em Portugal, e sentimos que há muito mais necessidades em Cabo Verde. Então, sempre estivemos presentes, já há muitos anos, e, mais uma vez, vamos estar aqui com uma ajuda hospitalar muito grande.»