A imagem dos festejos em Cabo Verde
A imagem dos festejos em Cabo Verde

Presidente de Cabo Verde celebra ida ao Mundial como «uma nova independência»

José Maria Neves exulta com feito inédito

O Presidente de Cabo Verde, José Maria Neves, comparou a qualificação inédita do país para o Mundial 2026 como «uma nova independência».

«Trata-se, simbolicamente, de uma nova independência, pois provámos que, nestes 50 anos, lançámos as bases e crescemos, em todos os domínios da vida económica e social», referiu numa mensagem de felicitação publicada na rede social Facebook., depois da vitória por 3-0 frente à seleção de Essuatíni, na terça-feira, na cidade da Praia.

Eis a mensagem na íntegra:

«A EMOÇÃO E A ALEGRIA DE UM POVO QUE GANHA

1. Mais um grande momento para a nação global cabo-verdiana. Todos os dias, estamos a construir a independência e, hoje, ao conquistarmos um lugar na fase final da Copa do Mundo, mostramos que temos fibra, audácia e capacidade para competir e ganhar. Um povo que confia em si mesmo, que é resistente e fértil em esperança. Ficamos em primeiro lugar num grupo que incluía Camarões, Líbia, Angola, Maurícias e Ezwatini.

2. Trata-se, simbolicamente, de uma nova independência. Pois provamos que, nestes 50 anos, lançamos as bases e crescemos, em todos os domínios da vida económica e social. De um país improvável em 1975, hoje, revelamos, mais uma vez, que já somos um país de possibilidades. Se podemos ir à Copa do Mundo, podemos também ganhar em outras esferas e mostrar ao mundo que somos um povo de alma grande.

3. Os cabo-verdianos, juntos e unidos, nas ilhas e na diáspora, apoiaram entusiasticamente os tubarões azuis. Vieram compatriotas de vários países do mundo para assistir ao jogo no Estádio Nacional. Nas ruas, vales e cutelos do globo, aplaudimos os gigantes tubarões azuis. Ficou evidente que quando estamos unidos podemos vencer todos os obstáculos;

4. Tenho recebido mensagens de todo o mundo, desde Chefes de Estado a cidadãos comuns. Cabo Verde ganhou uma grande visibilidade internacional e temos todas as razões para comemorar;

5. Cabo Verde é enorme! A minha gratidão à Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF), em particular ao seu Presidente Mário Semedo, à equipa técnica, saravá Bubista!, e a todos os jogadores.

6. É um povo inteiro que comemora, sob o olhar atento do mundo. Juntos, vamos longe! Somos imbatíveis!»

Também a Assembleia Nacional, parlamento cabo-verdiano, publicou uma mensagem de felicitações na mesma rede social, salientando o facto de a conquista ter sido alcançada «no ano em que o país celebra os 50 anos» da independência.

A seleção garantiu o apuramento direto para o Mundial 2026, a realizar nos Estados Unidos, México e Canadá, entre 11 de junho e 19 de julho do próximo ano.

Na última jornada, Cabo Verde recebeu e venceu por 3-0 a última classificada do grupo D, Essuatíni, com golos de Dailon Livramento (Casa Pia), Willy Semedo (Omonia, Chipre) e Stopira (Torrense), terminando em primeiro lugar. Os Camarões ficaram relegados para segundo.