Roberto Lopes e Deroy Duarte com o bilhete do apuramento para o Mundial 2026 - Foto: FIFA/©SPORTSFILE
Roberto Lopes e Deroy Duarte com o bilhete do apuramento para o Mundial 2026 - Foto: FIFA/©SPORTSFILE

De Bubista ao Presidente da República: as reações ao apuramento de Cabo Verde

Várias figuras, desde os intervenientes a figuras de estado, reagiram à inédita qualificação dos Tubarões Azuis para um Campeonato do Mundo

Cabo Verde fez história esta segunda-feira, ao qualificar-se, pela primeira vez, para um Mundial. Os Tubarões Azuis venceram a seleção de Essuatíni por 3-0 e, desde aos jogadores e ao treinador, passando por figuras de estado, cabo-verdianas e portuguesas, muitas foram as personalidades que reagiram a este apuramento inédito.

«Significa tudo para mim»

Roberto Lopes, defesa-central, foi um dos que reagiu logo após a partida. «Não consigo explicar. Há um sentimento de alívio, há alegria, há muitas emoções. É fantástico. Este era o nosso objetivo e conseguimos conquistá-lo. Significa tudo para mim. Desde que eu era pequenino, e sei que para todos os outros também era assim, sonhei em jogar no palco mais alto, e não há palco mais elevado do que o Mundial. Fazer isto, ser a primeira equipa de Cabo Verde a consegui-lo, é incrível. Não há sentimento melhor», afirmou o jogador.

Galeria de imagens 22 Fotos

«Nem tenho bem noção ainda, para ser sincero. É fantástico. Ainda não acredito que estamos no Mundial», disse Steven Moreira, defesa-direito. «Quando marcámos o golo, sabia que estava feito. Vencemos sempre aqui e nunca tínhamos sofrido. Via-se, quando marcávamos, a forma como corríamos uns para os outros, estávamos a aproveitar. Somos uma família. Quando marcámos, soubemos que estávamos apurados», adicionou.

Bubista dedica vitória aos «combatentes pela liberdade»

Bubista, treinador de Cabo Verde, mostrou-se emocionado após o apito final. «Não tenho palavras, é uma felicidade, é um momento gratificante por todo o sacrifício e uma palavra ao presidente da Federação. Essa vitória é de todos nós, os combatentes que lutaram pela nossa liberdade, essa felicidade é de todos. O ambiente foi espetacular, todos lutaram para os nossos jogadores e a vitória tinha de ser essa para os povos sentirem alegria. O Mundial é depois», começou por dizer o técnico.

«O jogo era de muita emoção, foi uma boa qualificação. O objetivo e vontade foi sempre de ganhar o jogo, criando oportunidades para finalizar. Na primeira parte tivemos o controlo do jogo, era apenas seguir, ter paciência e querer ganhar o jogo. Felicito a equipa, não só durante este jogo, mas durante a qualificação. Sentimo-nos orgulhosos daquilo que foi feito, com confiança na nossa equipa, confiança total nos nossos jogadores. Mais do que jogar, é a união que a nossa equipa tem e a certeza de que os cabo-verdianos estão orgulhosos com o que os jogadores têm feito», disse, posteriormente, em conferência de imprensa.

«A qualificação para o Mundial é também um nível de independência de Cabo Verde, mas esta felicidade é para mostrar aos países em todo mundo. Qualquer cabo-verdiano, hoje, está orgulhoso de ser cabo-verdiano. Espero que isto traga novos investimentos e que sejamos mais decisivos naquilo que queremos fazer. Às vezes somos um bocado tímidos no que queremos. Temos talento. É uma vitoria histórica porque fizemos com que o nosso país seja conhecido no mundo inteiro, fizemos com que as pessoas acreditem em nós. Já passámos a ideia de que, por mais dificuldades, conseguimos. Estamos extremamente satisfeitos, não é nada individual, é coletivo», concluiu o técnico.

Presidentes da FPF e da FIFA parabenizaram Cabo Verde

Logo após o apuramento, Pedro Proença, presidente da Federação Portuguesa de Futebol, deixou uma mensagem de parabéns à seleção de Cabo Verde. «Pedro Proença, em nome da Federação Portuguesa de Futebol, felicita a Seleção e a Federação de Cabo Verde pela proeza histórica da qualificação para o Mundial 2026. Os Tubarões Azuis venceram por 3-0 o Essuatíni, em Santiago, na última jornada do grupo, terminando na liderança com 23 pontos, mais 4 do que os Camarões. Cabo Verde vai estar pela primeira vez numa fase final do Campeonato do Mundo ao fim de 50 anos de existência como país independente», diz a mensagem da FPF.

Gianni Infantino, presidente da FIFA, também reagiu ao inédito apuramento. «Muitos parabéns a todos os cabo-verdianos. Um momento histórico para Cabo Verde com a primeira qualificação de sempre. No ano que vem, a vossa bandeira será içada e o vosso hino será ouvido no melhor Campeonato do Mundo de sempre. Aproveitem este momento», disse o líder da instituição tuteladora do futebol a nível mundial.

Marcelo Rebelo de Sousa também reagiu ao apuramento

Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República, congratulou José Maria Neves, homólogo cabo-verdiano, pela qualificação. «O Presidente da República falou, esta noite, com o seu homólogo de Cabo Verde para felicitar a sua seleção de futebol pela inédita qualificação para o Mundial de futebol, felicitando na sua pessoa todos os cabo-verdianos», diz a nota oficial no site da presidência da República.