Pogacar aborreceu-se e desta vez atacou... a descer!
Em 2024, o diretor da clássica italiana Três Vales Varesinos, a última do denominado tríptico lombardo, na semana que antecede o último 'monumento' da temporada, Volta à Lombardia, tinha investido muito em ter Tadej Pogacar na corrida, mas foi enorme a sua frustração quando teve de anular a prova devido às más condições climatéricas que ocorreram nesse dia. Então, perante a tristeza do organizador, o esloveno prometeu-lhe que regressaria em 2025. E cumpriu... de que maneira!
Apenas dois dias depois da conquista do título europeu, em França, Tadej Pogacar voltou a erguer os braços esta terça-feira na terceira do trio de clássicas que, com a Coppa Agostoni e a Coppa Bernocchi, por tradição se realizam na semana que antecede o Giro da Lombardia, programado para o próximo sábado.
❤️🔥 Ensayando para Lombardía: Pogacar ataca bajando y se marcha en solitario.#TreValliVaresine pic.twitter.com/Xzdud0IV84
— Eurosport.es (@Eurosport_ES) October 7, 2025
Intocável, o esloveno da UAE Emirates desta vez atacou a 21 quilómetros da meta e... numa descida, mas o que se sucedeu foi mesmo de sempre: não foi mais alcançado. Atrás do campeão mundial e europeu, a quase um minuto de distância, o dinamarquês Albert Withen Philipsen (Lidl-Trek) impôs-se ao sprint a um grupo de cerca de vinte favoritos incapazes, em que se incluiu o francês Julian Alaphilippe (Tudor), terceiro classificado.
A corrida começou a definir-se a cerca de 30 quilómetros da chegada, quando os principais candidatos entraram em ação. No entanto, foi Afonso Eulálio (Bahrain Victorious) a abrir as hostilidades, atacando a partir do pelotão, seguido da dupla da UAE Emirates, Pogacar e Isaac Del Toro, a que se juntou o francês Victor Lafay (Decathlon AG2R).
Pogačar goes clear! 😮
— Cycling on TNT Sports (@cyclingontnt) October 7, 2025
With just under 20 km to go, Tadej Pogačar decides it’s time to go solo at Tre Valli Varesine! 🌈 pic.twitter.com/IemjFVzoA1
Então, numa descida, a 21 quilómetros do final, Tadej Pogacar surpreendeu os parceiros de fuga. O esloveno acelerou e rapidamente ganhou vantagem. De iniciais 15 segundos, num ápice passaram a 30 e não demorou a chegarem ao limiar dos 50, sobre um grupo perseguidor composto por Toms Skujins (Lidl-Trek), Primoz Roglic (Red Bull-BORA-hansgrohe), Ben Tulett (Visma-Lease a Bike), Gianmarco Garofoli (Soudal Quick-Step), Thomas Pidcock (Q36.5) e Isaac del Toro.
Job done at #TreValliVaresine 🙌🏻🥇
— @UAE-TeamEmirates (@TeamEmiratesUAE) October 7, 2025
It’s a second career victory at the race of the Three Valleys for @TamauPogi, who certainly enjoys this corner of Italy 😁 #WeAreUAE pic.twitter.com/o9vwInkG5w
Já com a meta à vista, este mini-pelotão tentou organizar-se, mas foi incapaz de reduzir a desvantagem para Pogacar, que cortou a meta 45 segundos antes. De resto, o grupo foi alcançado por outro, em que se incluiu o jovem Albert Withen Philipsen, de 19 anos, e o bicampeão mundial Julian Alaphilippe, que fecharam o pódio abaixo do magnânimo Tadej Pogacar - que está mais do que preparado para conquistar o penta na Volta à Lombardia.
Afonso Eulálio terminou na 52.ª posição, a 3.36 minutos do vencedor, tendo sido Rui Costa (EF Education-EasyPost) o melhor português na corrida, no 27.º lugar, a 45 segundos de Pogacar.