Pepê vai atingir marca especial contra o Benfica - Foto: Catarina Morais/Kapta+

Pepê vai conduzir um clássico com muitos quilómetros (que acelera até aos 200)

Brasileiro está na quinta época ao serviço do FC Porto e domingo, contra o arquirrival Benfica, vai entrar na galeria de grandes figuras do clube. Jogo também é especial para Alan Varela

O próximo clássico entre FC Porto e Benfica será um momento especial para Pepê, que atingirá a marca de 200 jogos pelo clube. Quando há quatro anos o brasileiro foi apresentado como reforço do FC Porto para a temporada 2021/22, após uma dura batalha negocial com o Grêmio de Porto Alegre que até começou no mercado de inverno (só depois de fechada a janela os brasileiros aceitaram a proposta dos dragões), formulou o desejo de marcar o primeiro golo pelos azuis e brancos no Estádio do Dragão. Veja o vídeo do primeiro dia de Pepê no FC Porto:

Aconteceu como o brasileiro queria: o primeiro festejo foi na casa portista, contra o Moreirense (5-0), ao sexto desafio pelo FC Porto. A estreia absoluta deu-se um pouco antes, na jornada inaugural do campeonato, frente ao BSAD (2-0), quando foi lançado por Sérgio Conceição nos últimos oito minutos da partida. 

Foi a 8 de agosto de 2021, um domingo e, dessa equipa do FC Porto, restam dois jogadores, Diogo Costa, o futebolista do plantel com mais jogos pelo clube, 206, a que junta 54 pela equipa B, e Zaidu, internacional nigeriano que soma 137 aparições de azul e branco. No plantel dessa temporada estava ainda Cláudio Ramos e em janeiro entraria Stephen Eustáquio, na altura cedido pelo P. Ferreira. Os 100 jogos de Pepê pela equipa portista foram assinalados também no Estádio do Dragão, numa vitória por 2-1 frente ao Farense, a 20 de agosto de 2023. No total, o brasileiro soma 27 golos e 31 assistências de dragão ao peito.  

Da queda à rápida recuperação

Pepê tem sido decisivo na campanha do FC Porto, após uma temporada 2024/25 que foi a mais apagada do brasileiro desde que chegou a Portugal. Apesar de ter falhado os jogos frente a Casa Pia e Sporting devido a uma lesão ocular, soma dois golos e três assistências, confirmando o melhor arranque da carreira. Fica, entretanto, o aviso aos encarnados: nos nove duelos que leva com o Benfica, o extremo marcou dois golos e fez duas assistências, pelo que é arma importante para o clássico de domingo.

O jogador reconheceu o desempenho abaixo das expectativas em 2024/25 e assumiu responsabilidade, inclusive, pelo episódio de críticas ao ex-treinador Vítor Bruno nas redes sociais, depois de um jogo com o Gil Vicente que assinalou a saída do primeiro timoneiro da era André Villas-Boas. Esse processo de autorreflexão, e como dele saiu reforçado, foi fundamental para a sua renovação contratual até junho 2028, com opção de extensão por mais um ano, mantendo a cláusula de rescisão nos 75 milhões de euros, suficientemente alta para um atleta com 28 anos.  

Desde então, Pepê tem demonstrado compromisso e protagonismo em campo, recolhendo elogios de Francesco Farioli, que destaca o impacto positivo do jogador tanto dentro como fora das quatro linhas. Com exibições consistentes e determinantes, Pepê reconquistou também o apoio dos adeptos e consolidou-se como uma peça chave no universo portista. Campeão na época de estreia no FC Porto, o internacional canarinho venceu ainda três Taças de Portugal, uma Supertaça e uma Taça da Liga

Alan Varela: 99 jogos, 90 a titular!

Também Alan Varela atinge o número redondo dos 100 jogos pelo FC Porto no clássico contra o Benfica. Contratado ao Boca Juniors em agosto de 2023, Varela não demorou a afirmar-se como peça-chave no plantel liderado por Farioli, sendo o médio defensivo de eleição do técnico italiano. 

Com contrato renovado em maio deste ano até 2030, Alan Varela trouxe não apenas qualidade na organização do meio-campo, mas também liderança ao balneário portista, uma característica que já demonstrava como um dos capitães do Boca Juniors. A sua estreia pelos dragões ocorreu na 4.ª jornada da Liga 2023/24, frente ao Arouca, no Estádio do Dragão, a 3 de setembro de 2023. Apesar de o jogo ter terminado empatado a uma bola, com Evanilson a marcar aos 90+8, esse momento marcou o início de uma trajetória sólida e consistente no clube. 

Dos 99 jogos disputados até ao momento, Varela foi titular em 90, o que evidencia a sua importância na equipa. Durante este período, contribuiu com dois golos e seis assistências, enquanto continua a lutar pelo seu primeiro título de campeão nacional. No entanto, já conta com conquistas no seu percurso pelo FC Porto, incluindo uma Supertaça e uma Taça da Liga, que enriquecem o seu museu pessoal.