Thomas Tuchel, selecionador de Inglaterra
Thomas Tuchel, selecionador de Inglaterra - Foto: IMAGO

Os três craques que Tuchel diz que não podem jogar juntos na seleção inglesa

Treinador diz que Foden, Bellingham e Kane não são compatíveis

O selecionador inglês, Thomas Tuchel, defendeu esta quarta-feira que não consegue encaixar Harry Kane, Jude Bellingham e Phil Foden ao mesmo tempo onze da seleção de Inglaterra.

Os três são dos melhores jogador da atual geração inglesa, mas Tuchel diz que não podem coabitar todos em campo, devido à estrutura da equipa.

«De momento, se mantivermos a estrutura, eles não podem jogar juntos», começou por dizer, na véspera do encontro com a Sérvia, em declarações à TalkSport. «Quer dizer, podem, mas não nesta estrutura, não pelo equilíbrio que desenvolvemos. Não pela estrutura que também inclui extremos que são especialistas nas suas posições», continuou.

A Inglaterra tem vários jogadores para a posição de médio ofensivo, como Bellingham, Foden, Morgan Rogers, Cole Palmer ou Eberechi Eze. Nem todos poderão estar no Mundial 2026, diz Tuchel.

«Há uma grande concorrência, especialmente na posição de número 10. Se pensarmos que o Phil pode jogar lá, pensamos no Jude, no Morgan Rogers, que esteve fantástico para nós nessa posição. Temos o Cole Palmer, o Morgan Gibbs-White... são muitos jogadores e existe a possibilidade de não levarmos todos», argumentou.

«Faremos sempre o que for melhor para a equipa, para vencer e para o equilíbrio. Manteremos a clareza, mesmo que isso signifique tomar decisões difíceis. Já o fazemos em todos os estágios e isso não mudará quando formos para um torneio», garantiu.

Sobre Foden, o técnico alemão reconheceu as vantagens da polivalência do jovem do Manchester City: «Se és um jogador único, podes jogar em ambas as posições. Acho que ele pode jogar a 9 e a 10, o que lhe dá uma vantagem para competir por ambos os lugares.»

«No Manchester City, ele joga quase como um 8/10, por isso talvez nos próximos meses o consideremos como um número 8. Mas, repito, vejo uma percentagem muito baixa de levarmos cinco números 10 a um torneio. Não vejo como isso ajudaria», continuou.

Já apurada para o Mundial — foi a primeira seleção europeia a carimbar o lugar —, Inglaterra recebe a Sérvia esta quinta-feira, a partir das 19h45.