Trabalhos de recuperação de um telhado de uma habitação depois da passagem da depressão Kristin. Foto: ESTELA SILVA/LUSA
Trabalhos de recuperação de um telhado de uma habitação depois da passagem da depressão Kristin. Foto: ESTELA SILVA/LUSA

Depressão Leonardo coloca Portugal em alerta com ventos até 110 km/h; Açores no vermelho

Sistema frontal passa pelos Açores e chega ao continente pelo Baixo Alentejo e Algarve

O mau tempo não dá tréguas e depois da Joseph, Portugal vai ser atingido pela depressão Leonardo, nomeada pelo IPMA Açores, e que vai afetar o estado do tempo em todo o território nacional até sábado.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu avisos até ao vermelho para o continente e ilhas, devido a previsões de chuva, vento forte, neve e agitação marítima.

Os efeitos da depressão começarão a sentir-se em Portugal continental a partir do final da tarde desta terça-feira, com a chegada de um sistema frontal ao Baixo Alentejo e Algarve. Prevê-se precipitação persistente, por vezes forte, e rajadas de vento.

Este sistema segue para o resto do país durante quarta-feira, com o período mais crítico de chuva e vento a ocorrer na noite de quarta para quinta-feira.

Devido a estas previsões, o IPMA emitiu avisos amarelos para vários distritos. Faro, Setúbal e Beja estarão sob alerta devido à chuva entre as 18h de hoje e as 9h de quinta-feira. A este grupo juntam-se Santarém, Lisboa, Leiria, Castelo Branco, Coimbra e Portalegre, com aviso para o período entre as 21h de quarta-feira e as 9h de quinta-feira.

A passagem da depressão Kristin por Portugal deixou um rasto de destruição. Foto: MIGUEL A. LOPES/LUSA
A passagem da depressão Kristin por Portugal deixou um rasto de destruição. Foto: MIGUEL A. LOPES/LUSA

No que toca ao vento, com rajadas que podem chegar aos 100 km/h nas serras, praticamente todos os distritos do continente estarão sob aviso amarelo em diferentes períodos entre hoje e quinta-feira.

Avisos laranja para neve e ondulação

A neve motivou a emissão de avisos laranja para os distritos de Viseu, Porto, Guarda, Vila Real, Viana do Castelo, Aveiro, Castelo Branco, Coimbra e Braga, com previsão de queda acima dos 800/1000 metros de altitude até às 18h desta terça-feira. A forte agitação marítima também colocou sob aviso laranja a costa continental, com ondas de noroeste que podem atingir 5 a 6 metros de altura, com picos máximos de 11 metros.

Açores com aviso vermelho

A situação mais grave é esperada no arquipélago dos Açores, onde o IPMA emitiu um aviso vermelho para o grupo Ocidental (Flores e Corvo) para quarta-feira, devido à agitação marítima e vento, com rajadas que podem atingir os 110 km/h. Os grupos Central e Oriental estão sob aviso laranja, com ventos até 100 km/h.

Na Madeira, o aviso é laranja para a agitação marítima na quinta-feira, com ondas que podem chegar aos 12 metros de altura máxima. As zonas montanhosas da ilha estarão sob aviso amarelo devido a rajadas de vento até 95 km/h.

Eis o comunicado do IPMA:

«LEONARDO é o nome atribuído pelo IPMA - Delegação Regional dos Açores a uma depressão, que se prevê que esteja centrada em 49°N e 26°W às 12UTC de dia 4 de fevereiro, aproximadamente a 1100 km a norte do arquipélago dos Açores, com uma pressão atmosférica no seu centro de 969 hPa, inserida numa vasta região depressionária onde irão formar-se vários núcleos nos próximos dias.  

As ondulações frontais associadas à depressão LEONARDO irão afetar o estado do tempo no arquipélago da Madeira a partir da manhã de dia 3 e até dia 6, com precipitação, em especial na parte oeste da ilha da Madeira, sendo mais intensa e generalizada a todo o arquipélago na noite e manhã de dia 5, e vento do quadrante oeste, mais intenso na noite de 4 para 5 e no dia 6, podendo neste período atingir rajadas até 85 km/h, e nas terras altas até 95 km/h. 

A agitação marítima manter-se-á forte, em particular nas costas norte do arquipélago, diminuindo temporariamente entre a manhã de dia 4 e a manhã de dia 5, prevendo-se ondas do quadrante oeste com 4 a 5 metros, aumentando para 5 a 7 metros a partir de dia 5.  Devido a esta situação foram emitidos avisos meteorológicos de níveis LARANJA e AMARELO para a agitação marítima e rajada de vento, podendo vir a ser emitido aviso de precipitação para a noite de 4 para 5, aconselhando-se o acompanhamento das atualizações dos mesmos.»