Os melhores do século XXI: Ronaldo, Gyokeres, Di María e Deco estão na frente das votações
Os leitores de A BOLA têm ainda um mês para participar na eleição dos melhores desportistas, portugueses e mundiais, do primeiro quarto do século XXI: 2001 a 2025. A votação termina a 29 de janeiro, dia em que o jornal A BOLA completa 81 anos e o site 26 anos, quando serão divulgados os vencedores e os integrantes do top-10 das mais diversas categorias: futebolistas nacionais e internacionais, jogadores de Sporting, Benfica e FC Porto, treinadores de futebol nacionais e mundiais e atletas nacionais e mundiais.
A votação das primeiras categorias vai ainda a meio e em breve serão colocadas à disposição dos votantes as últimas três categorias: treinadores mundiais, atletas nacionais e mundiais. Até às 15 horas deste sábado, foram recebidos cerca de 300 mil votos.
A voz dos nossos leitores conta 50% do resultado final e os restantes 50% ficam a cargo dos jornalistas de A BOLA. O ranking das diferentes categorias pode ser visualizado através do link (Votação Melhores Século) colocado no nosso site (www.abola.pt). Tudo gerido pelo sistema de sondagens Fans United, o que garante a transparência e a possibilidade de ver como cada voto contribui para o resultado final.
Futebolistas portugueses
A lista de 50 futebolistas nacionais foi a primeira a ser colocada à votação dos leitores e, por isso, é aquela que, para já, tem mais votos. Vai a caminho dos 100 mil. O líder é, como se esperava, Cristiano Ronaldo, cuja carreira ao mais alto nível começou em 2002 e se estendeu até, pelo menos, 2026.
Os nomes a votação incluem 12 campeões da Europa em 2016, mais 12 presentes em duas fases finais de Campeonatos do Mundo (excluindo os campeões da Europa), 14 atletas que participaram num único Mundial (excluindo os campeões da Europa e os que estiveram em duas fases finais de Mundiais) e 12 futebolistas ainda no ativo (excluindo todos os anteriores).
Seis dos dez jogadores que, até ao momento, mais votos receberam (a eleição está ainda em aberto) já não estão em atividade: Figo, Pepe, Deco, Rui Costa, Ricardo Carvalho e João Vieira Pinto. Quatro continuam a jogar e, se nada de improvável acontecer, participarão na fase final do próximo Campeonato do Mundo: Ronaldo, Bernardo Silva, Nuno Mendes e Bruno Fernandes.
Ainda na luta por entrarem no top-10, até ao lugar 15, encontramos nomes como Vitinha, Nani, Vítor Baía, Pauleta e João Neves.
Futebolistas mundiais
A segunda lista a ser colocada à votação dos nossos leitores foi a dos melhores futebolistas mundiais deste primeiro quarto de século. Há jogadores de 18 nacionalidades: brasileiros, espanhóis, italianos, ingleses, portugueses, franceses, alemães, argentinos, belgas, neerlandeses, noruegueses, polacos, uruguaios, croatas, egípcios, ucranianos, suecos e camaroneses. Há 22 campeões do Mundo de 2002, 2006, 2010, 2014, 2018 e 2022 e todas as posições em campo estão representadas, sendo os avançados a mais nomeada.
Esperava-se, obviamente, uma luta Ronaldo-Messi e é precisamente isso que está a acontecer. O português lidera com cerca de 400 votos mais do que o argentino, seguido por outro craque estratosférico: Zinedine Zidane. Dois brasileiros completam o top-5: Ronaldinho Gaúcho e Ronaldo Fenómeno. Figo é o outro português da lista e aparece na sétima posição, logo atrás de Iniesta e à frente de Maldini, Buffon e Roberto Carlos.
Colocados entre o 10.º e o 15.º lugar, logo ainda com possibilidades de entrarem nos primeiros 10, aparecem craques como Xavi, Modric, Di María, Henry e Ibrahimovic.
Jogadores do Sporting
Os melhores futebolistas do Sporting deste quarto de século formam a terceira lista a ser colocada a votação. Engloba 16 nacionalidades: portugueses, brasileiros, argentinos, espanhóis, uruguaios, neerlandeses, suecos, moçambicanos, dinamarqueses, colombianos, costa-marfinenses, russos, franceses, romenos, chilenos e argelinos. Todas as posições em campo estão representadas. 28 dos jogadores foram campeões em Portugal, 5 venceram a Bola de Prata, 3 ganharam 3 campeonatos pelo Sporting, 2 seriam eleitos Melhores do Mundo e um seria, mais tarde, treinador do Sporting.
Sete jogadores do atual top-10 estão ainda em atividade, mas apenas dois ainda entre os leões (Hjulmand e Pedro Gonçalves). Outros cinco estão espalhados pela Europa e pelo Mundo (Gyokeres, Bruno Fernandes, Coates, Cristiano Ronaldo e Nuno Mendes). Restam, pois, três nomes que já não jogam: Jardel, Liedson e Nani. Os líderes são, de forma quase incontestada, Viktor Gyokeres e Bruno Fernandes, dupla seguida por dois goleadores: Jardel e Liedson.
Entre os lugares 11 e 15 aparecem André Cruz, João Vieira Pinto, Pedro Barbosa, Francisco Trincão e Rui Patrício.
Jogadores do Benfica
A quarta lista a entrar em votação foi a dos melhores jogadores do Benfica de 2001 a 2025. Nela constam jogadores de 15 nacionalidades: portugueses, brasileiros, argentinos, espanhóis, uruguaios, sérvios, gregos, noruegueses, paraguaios, angolanos, italianos, eslovenos, belgas, neerlandeses e suíços. Todas as posições em campo estão representadas. Há 41 campeões nacionais na lista inicial de 50 nomes, seis jogadores venceram a Bola de Prata, 5 são tetracampeões, 2 foram campeões do Mundo e 2 foram campeões da Europa.
O atual top-10 é liderado por dois argentinos: Ángel Di María e Pablo Aimar. Aparecem oito estrangeiros nessa short-list e só dois portugueses: Simão e Rui Costa. Há defesas (Luisão, Grimaldo e Otamendi), médios (Aimar, Gaitán e Rui Costa) e avançados (Di María, Jonas, Cardozo e Simão).
Com possibilidades de entrarem no top-10, mas, para já, entre o 11.º e o 15.º lugar, surgem Rúben Dias, Ederson, Pizzi, Saviola e Matic.
Jogadores do FC Porto
A lista de melhores jogadores do FC Porto deste primeiro quarto do século XXI foi a quinta a ser colocada à votação. Os primeiros 50 nomes incluem 13 nacionalidades: portugueses, brasileiros, colombianos, argentinos, espanhóis, mexicanos, iranianos, sul-africanos, russos, argelinos, uruguaios, malianos e camaroneses.
Todas as posições em campo estão representadas e nessa meia centena de nomes aparecem 11 campeões da Europa pelo FC Porto, 8 campeões da Europa por outros clubes, 6 campeões da Europa de seleções, 5 Bolas de Prata e 2 campeões do Mundo de seleções.
A lista atual dos primeiros nomes em votação inclui sete jogadores que representaram a Seleção de Portugal e ainda um brasileiro, um colombiano e um argentino. O mais votado, até ao momento, com larga margem, é Deco. Seguem-se Hulk, Falcao, Pepe e Lucho González.
Entre os lugares 11 e 15 surgem James Rodríguez, Diogo Costa, Luís Díaz, Maniche e Vitinha.
Treinadores nacionais
Esta votação tem apenas três dias e, por isso, os resultados ainda podem sofrer bastantes alterações. Os dez primeiro são estes, por ordem alfabética: Abel Ferreira, André Villas-Boas, Fernando Santos, Jorge Jesus, José Mourinho, Leonardo Jardim, Marco Silva, Nuno Espírito Santo, Ruben Amorim e Sérgio Conceição. E a luta pelos dois primeiros lugares está, até ao momento, a ser bem interessante…