O atleta português Isaac Nader, campeão do Mundo dos 1500 metros, nos Mundiais de atletismo em Tóquio 2025 - Foto: IMAGO
O atleta português Isaac Nader, campeão do Mundo dos 1500 metros, nos Mundiais de atletismo em Tóquio 2025 - Foto: IMAGO

Organização do Mundial 2030, Pimenta e Nader distinguidos

Sexta edição dos Prémios Empresariais do Desporto

A organização do Mundial 2030, o canoísta Fernando Pimenta e o atleta Isaac Nader foram distinguidos na sexta edição dos Prémios Empresariais do Desporto, que teve lugar na Estufa Fria, em Lisboa.

António Laranjo, coordenador da candidatura Ibérica à organização do Campeonato do Mundo em 2030 (e antigo chefe da comissão organizadora do Euro 2004), recebeu o Prémio Ibérico: «Foram anos fantásticos de candidatura para estarmos aqui com o campeonato organizado mas este prémio é, acima de tudo, de todos nós; de todos aqueles que, por este Portugal inteiro, por este mundo inteiro, vão vibrar com tudo aquilo que se faça no Mundial 2030.»

Ausente da gala, organizada pela Fundação do Desporto e pela fundação espanhola Patrocina un Deportista, Isaac Nader, campeão do mundo dos 1.500 metros, foi galardoado com o Prémio Talento Desportivo, enquanto Fernando Pimenta recebeu o Prémio Prestígio Fundação do Desporto e declarou: «Não estava nada à espera, mas são os momentos de que não se estão à espera que nos sabem melhor. Quero agradecer à minha família e a todos aqueles que me apoiaram neste percurso.»

Pedro Dias, secretário de Estado do Desporto, também esteve presente no evento: «Num tempo em que o mundo precisa de exemplos de referência, ética e solidariedade, o Desporto continua a mostrar-nos o caminho. O Isaac Nader é um exemplo de um jovem atleta que inspira os mais jovens a conciliar a sua carreira desportiva com a académica. Este é o propósito que gostaríamos que todos os nossos atletas de alto rendimento fizessem, um propósito de conciliação entre as duas carreiras.»