Confusão: atleta olímpico arrisca penalização por publicação nas redes sociais
O esquiador Gus Kenworthy escapou por pouco a uma penalização nos Jogos Olímpicos de Inverno. O britânico de 34 anos, que representa o país no esqui estilo livre, na modalidade de halfpipe, fez uma publicação nas redes sociais dirigida aos Estados Unidos que gerou bastante controvérsia.
Na origem da polémica esteve uma menção ao Serviço de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos, ICE na sigla original (Immigration and Customs Enforcement), que tem sido alvo de críticas nas últimas semanas, devido aos procedimentos adotados em relação a emigrantes ilegais.
Kenworthy publicou uma imagem dos seus esquis com a frase "F*ck ICE" escrita na neve, acompanhando a imagem com uma legenda bastante explícita: «Pessoas inocentes foram mortas e já chega. Não podemos continuar à espera enquanto o ICE continua a operar com o seu poder nas nossas comunidades. Por favor, transmitam esta mensagem ao senador nos Estados Unidos. Desde já, obrigado.»
As regras olímpicas estipulam que os atletas devem manter uma postura neutra em relação a posições políticas. A publicação de Kenworthy parece, portanto, violar esta regra, mas o britânico foi poupado. O COI declarou, em comunicado, que a federação não pode «controlar todas as publicações nas redes sociais de cada atleta individual».