Efeitos dos ventos da depressão Martinho em Cascais

Depressão Marta força encerramento de espaços públicos este fim de semana em Lisboa

A Câmara Municipal de Lisboa, presidida por Carlos Moedas, decretou o encerramento de vários espaços públicos durante o próximo fim de semana, como medida preventiva devido à aproximação da depressão Marta. Este fenómeno meteorológico é o terceiro a afetar o território nacional num curto espaço de tempo.

Seguindo as diretrizes da Proteção Civil, a autarquia da capital informou que locais emblemáticos como o Castelo de São Jorge e a Feira da Ladra não estarão abertos ao público no sábado e no domingo. Esta medida abrange também os jardins municipais, cujo encerramento já havia sido comunicado anteriormente.

Face à previsão de um fim de semana meteorologicamente adverso, a câmara lisboeta apelou ainda ao cancelamento de todas as atividades desportivas, culturais e associativas agendadas.

Com o intuito de salvaguardar a segurança da população, o município divulgou um conjunto de conselhos. Num comunicado, a autarquia reforça a necessidade de seguir várias indicações para «garantir a proteção de todos».

«Evitar deslocações desnecessárias; não circular nem estacionar em zonas potencialmente sujeitas a inundações; não circular em zonas ribeirinhas; evitar o estacionamento de veículos junto a árvores, encostas e declives, sujeitas a deslizes de terra; recolher todos os objetos soltos em varandas, quintais e telhados», lê-se na nota oficial.

As autoridades pedem também à população que cumpra todas as orientações emitidas pelos agentes da Proteção Civil. Para obter informações atualizadas, os cidadãos podem enviar uma mensagem de texto com o conteúdo «AvisosLX» para o número 927 944 000.