Isack Hadjar será o colega de equipa de Max Verstappen na Red Bull em 2026
Isack Hadjar será o colega de equipa de Max Verstappen na Red Bull em 2026 - Foto: IMAGO

Oficial: Hadjar será colega de Max Verstappen na Red Bull em 2026

Franco-argelino deixa a Racing Bulls para ocupar o lugar que pertence atualmente a Yuki Tsunoda, que será piloto de testes e reserva em 2026

Isaac Hadjar será piloto da Red Bull na próxima época. A equipa de Milton Keynes oficializou a contratação do franco-argelino que corre atualmente na Racing Bulls e que será, em 2026, colega de Max Verstappen.

A primeira época de Hadjar na Fórmula 1 decorreu com sinais positivos. A uma corrida do final da temporada 2025, o ex-piloto de testes da Red Bull é 10.º classificado do campeonato, com 51 pontos conquistados. Está à frente de Liam Lawson, de quem é colega na Racing Bulls, e de Yuki Tsunoda, que substituirá na próxima época, sendo que o grande destaque da temporada vai para o terceiro lugar conquistado no Grande Prémio dos Países Baixos.

«Ao lado do tetracampeão Max, o Isack formará um duo pronto a atacar uma nova era na Fórmula 1. O desporto vai passar pela maior revisão dos regulamentos técnicos em várias épocas e, com a entrada das unidades motrizes Red Bull Ford [nova parceria para a fabricação de motores], a Red Bull vai enfrentar este desafio com uma mistura de juventude e experiência no cockpit do RB22», diz o comunicado oficial da construtora, que descreveu a primeira época de Hadjar como «imensamente impressionante».

«Estou muito grato à Red Bulll por me dar a oportunidade e confiança para correr ao mais alto nível na Fórmula 1. Depois de todo o trabalho que fiz desde que me juntei à equipa júnior, é uma grande recompensa. Tive muitos altos e baixos na minha carreira, mas continuei a acreditar em mim. Este ano, com a Racing Bulls, tem sido fantástico. Aprendi muito e consegui o meu primeiro pódio. Sinto-me muito melhor como um piloto devido à preparação da equipa. Sinto-me pronto para reforçar a Red Bull e estou feliz e orgulhoso por sentirem o mesmo. É incrível. Trabalhar com os melhores e aprender com o Max é algo por que mal posso esperar», afirmou Isack Hadjar.

Tsunoda passa a piloto de reserva

A chegada de Hadjar significa que Yuki Tsunoda deixará de ser um dos dois pilotos principais da equipa de Milton Keynes. «O Yuki continuará com a família Red Bull no papel de piloto de testes e reserva para 2026», diz o comunicado da construtora, que recorda as mais de 100 corridas do japonês ao longo de sete anos, tanto na Red Bull como na segunda equipa da marca austríaca, primeiro denominada AlphaTauri e, desde o ano passado, Racing Bulls. «Toda a gente na modalidade concorda: é impossível não gostar do Yuki. A personalidade dele é contagiante e ele tornou-se numa parte muito especial da família Red Bull. Em nome de todos, quero agradecer por tudo aquilo com que contribuiu e contribuirá no futuro», refere a mensagem de Lauren Mekies, CEO e chefe de equipa da Red Bull.

Mekies também deixou elogios a Hadjar, que considerou «ter mostrado grande maturidade e provado que aprende rápido». «Ainda mais importante que isso, ele mostrou ter aquela velocidade em bruto, que é o principal nesta modalidade. Acreditamos que o Isack pode ter sucesso ao lado do Max e fazer magia na pista», refere ainda o dirigente.

A Racing Bulls também anunciou o substituto de Hadjar para 2026: Arvid Lindblad, britânico de 18 anos que corre atualmente na Campos Racing, na Fórmula 2. No próximo ano será colega de equipa de Liam Lawson.