Martin Odegaard lesionou-se pela terceira vez só neste início de época
Martin Odegaard lesionou-se pela terceira vez só neste início de época - Foto: IMAGO

Odegaard, o novo jogador de cristal? Mais de 130 dias de fora num ano

Lesões do norueguês dão azo a preocupação nos adeptos do Arsenal. Em pouco mais de uma época foram sete os percalços, impedindo a demonstração regular de um grande talento

Martin Odegaard ainda não ganhou o rótulo de homem de cristal, mas o histórico recente de lesões começa a deixar os adeptos do Arsenal preocupados. A lesão contraída no joelho, na partida frente ao West Ham, na última jornada da Premier League, pode provocar uma ausência do norueguês dos relvados por um período que pode ir aos dois meses... caso seja apenas um problema no ligamento lateral - porque nas palavras do médico da seleção da Noruega, Lars Engebretsen, em declarações ao jornal Dagbladet, não está descartada a possibilidade de o médio criativo de 26 anos ter contraído uma lesão no ligamento cruzado, o que obrigará a uma paragem maior.

Esta é a terceira lesão de Odegaard nesta época, ao que se junta as várias paragens na temporada passada, uma delas que afastou-o de 14 jogos oficiais. Tudo somado, e partindo do pressuposto de que serão cerca de dois meses de ausência, Odegaard acumula mais de 130 dias no estaleiro em apenas uma temporada e o primeiro terço da segunda, em sete momentos diferentes, o que tem impedido a estabilidade de um jogador fundamental para Mikel Arteta.

O prodígio norueguês apareceu muito cedo na grande montra do futebol, tendo sido contratado pelo Real Madrid há 10 anos, em 2015, quando ainda tinha apenas 16 anos. Os primeiros passos no crescimento deram-se no Castilla, filial do clube, e em boa verdade, já numa fase mais adiantada, Odegaard nunca se impôs na equipa principal dos merengues, pelos quais fez apenas oito jogos.

Seguiram-se empréstimos ao Heerenveen, Vitesse, Real Sociedad e Arsenal, clube que viria a adquirir o seu passe, em 2021, por um valor próximo dos €40 milhões.