Dragões perseguem marco histórico nos Açores - Foto: FC Porto
Dragões perseguem marco histórico nos Açores - Foto: FC Porto

O recorde absoluto que o FC Porto pode alcançar no campeonato

Caso vença o Santa Clara, azuis e brancos atingem a melhor pontuação de sempre de uma equipa numa primeira volta da Liga portuguesa: 49 pontos!

Além do aliciante de poder aumentar o fosso para sete pontos para o Sporting na classificação da Liga portuguesa, mercê do empate a uma bola dos leões na deslocação ao terreno do Gil Vicente, em Barcelos, o FC Porto persegue este domingo, no Estádio São Miguel, um recorde absoluto e histórico no campeonato português. Caso consiga superar a formação de Ponta Delgada, a equipa de Francesco Farioli pode atingir 49 pontos em 51 possíveis, superando o máximo anterior estabelecido pelo Benfica em 2019/2020, quando chegou a meio da prova com 48, sendo que os azuis e brancos, então orientados por Sérgio Conceição, chegaram perto dessa fasquia (47 pontos) na temporada 2021/2022.

Tem sido um desempenho desportivo absolutamente incrível aquele que os dragões estão a realizar em 2025/2026, mas que pode ter agora um mais selo de qualidade caso amealhem mais três pontos na difícil deslocação ao terreno dos açorianos. Com somente dois pontos cedidos na receção ao também invicto Benfica (um nulo, à passagem da oitava ronda), os portistas almejam terminar a primeira volta do campeonato em grande e se somarem nova vitória alcançam 49 pontos, um registo notável, alvo dos mais rasgados encómios.

Há motivos de sobra para o FC Porto para os dragões abordarem o jogo com diante da formação orientada por Vasco Matos com grande seriedade e sentido de compromisso, pois iniciar a segunda volta com mais cinco pontos do que o bicampeão em título Sporting será uma motivação extra para o que resta de uma longa maratona até maio.

Os azuis e brancos vão assim, 53 anos depois, em busca da história, sendo que, no campeonato português, podem ficar apenas a perder para o Benfica de 1972/73, que ganhou os primeiros 23 jogos, sagrando-se desde logo virtual campeão, para depois acabar a prova com 28 vitórias e dois empates. Agora, o FC Porto, que vem de três anos sem conquistar o título nacional, mas pode bater o recorde em 17 jogos na ‘era’ três pontos, num percurso em que conta por triunfos os oito jogos disputados fora, incluindo um 2-1 em Alvalade, logo à quarta ronda. Farioli deu (meia) volta a um FC Porto incansável a perseguir recordes. E está mais um à distância de apenas mais uma vitória...