O mercado que está sempre aberto a Mourinho
O centenário Mercado do Livramento é um dos símbolos de Setúbal, tem identidade e tradição — assim como José Mourinho, também símbolo da cidade que o viu nascer e crescer no futebol e que o projetou para o resto do Mundo. No final de novembro, em conferência de Imprensa, o treinador do Benfica, no âmbito da atualidade dos encarnados, trouxe à baila o Mercado do Livramento — fez-lhe publicidade e A BOLA atestou que é mesmo verdade o que diz alguém a quem todos reconhecem como «cliente da casa». Venha connosco ao mercado. É capaz de ficar com água na boca.
Confrontado com a lesão de Dodi Lukebakio e com a possibilidade de o Benfica ter de recorrer ao mercado — de transferências, claro — por uma alternativa, José Mourinho afirmou: «O único mercado que conheço aberto é o Mercado do Livramento, em Setúbal, boa carne, bom peixe, bons legumes, boa fruta e gente simpática.»
Legumes para os filhos
Vitorino Silva, vendedor de fruta há 33 anos, cruzou-se com o treinador no Mercado do Livramento quando este «ainda estava no Real Madrid». Conta que era a mulher do special one quem tratava das encomendas e revela que muita fruta viajava de Setúbal para a capital espanhola.
Poucos metros à frente está Carla Martins, vendedora de legumes há mais de três décadas. Deixa logo escapar um sorriso para recordar alguém que bem conhece: «O José Mourinho era meu cliente. Os filhos foram criados com os nossos legumes. Vinha cá a mulher e comprava de tudo. Desde couve portuguesa no Natal às saladas, compravam de tudo.»
Imperador e Linguado
Nas bancas de peixe, todos recordam o special one. Hélder Lopes, peixeiro há 30 anos no Mercado do Livramento, conta que já se cruzou com Mourinho, mas acrescenta que foi o falecido pai quem chegou a vender peixe ao treinador dos encarnados e aos pais dele.
Quem sabe o segredo da mesa do mister, porém, é Lurdes Santos: «Compra imperador e linguado, apesar de não vir muitas vezes aqui ao mercado porque não gosta de ser abordado. Liga e a empregada vem buscar», revela a peixeira de quem José Mourinho é cliente há mais de 26 anos, desde os tempos que estava no Barcelona.
Já Cilinha, peixeira há mais de 30 anos, diz que nunca se cruzou com José Mourinho no Mercado do Livramento, mas os pais do técnico das águias eram clientes assíduos. «Adoravam carapaus alimados à moda do Algarve», recorda sorridente.
Até nós somos boas....
Comerciantes e clientes defendem que o mercado é um dos melhores do País e que nada falta. Mesmo nas bancas onde futebol não é assim tão discutido, como as dos bordados, há a vaidade de quem sabe que o Livramento «é dos melhores mercados e tem tudo de bom», como nos diz Júlia Ministro.
Já Anabela Palma, também com banca de bordados, é mais atrevida: «Tem peixinho, fruta, hortaliças, tem tudo de bom. Até nós somos boas.»
«Conheço vários mercados do País e bonito e bom acho o meu», afirma Maria Celeste, que vende legumes há mais de 40 anos no Mercado do Livramento.
Questionados sobre o que é que José Mourinho pode comprar, os comerciantes não hesitam. «O mister Mourinho aqui pode comprar de tudo. Desde a melhor carne de porco preto, aqui no nosso talho, ao melhor peixe de Setúbal, a variadíssimos legumes, entre muitas outras coisas», afirma o talhante Bruno Cortez.
«Do queijo de Azeitão ao queijo de cabra ou ovelha. Queijo de cura longa ou amanteigado. É tudo o que ele quiser, tudo bom», atira Maria Conceição Marques, comerciante de queijos há mais de 40 anos.
Benfica à mesa
Entre caixas de peixe ou sacos de fruta e legumes, o Benfica acaba inevitavelmente por ser chamado à conversa. E para comerciantes e clientes o problema do clube da Luz não é Mourinho, antes os jogadores.
«Acho que falta garra nos jogadores e não a José Mourinho. Falta inspiração dos jogadores para serem benfiquistas», argumenta Vitorino Silva, vendedor de fruta e benfiquista.
As respostas variam nas conversas sobre o que falta ao Benfica, mas comerciantes e clientes convergem na ideia de tempo e reforços. «A equipa precisa que os adeptos se unam mais e o Mourinho precisa realmente de reforços», ouve-se.
«O plantel é equilibrado, mas o trabalho que Mourinho vai ter que fazer leva tempo. Não é do dia para a noite», defende Carlos Nunes, comerciante de conservas.
Américo Contumélias, com mais de 40 anos a vender marisco, aponta necessidades concretas: «Há bons jogadores, mas falta conjunto. Precisa de pontas de lança e talvez defesas para ajustar a equipa.»
Entre elogios ao mercado e opiniões sobre o Benfica, há uma certeza repetida entre clientes e comerciantes. «Tudo aqui é fresco, variado e com qualidade. O nosso mercado tem de tudo o que precisamos», defendem todos.
Por isso, enquanto o mercado de transferências de inverno não abre — já falta pouco — há um mercado que está sempre aberto ao treinador das águias — o Mercado do Livramento. José Mourinho será sempre bem recebido e recordado como alguém da casa.