Nuno Borges ganha pela primeira vez no Masters 1000 em Xangai
Nuno Borges qualificou-se esta quinta-feira para a segunda ronda do torneio de Xangai, onde nunca tinha conseguido vencer, ao derrotar o neerlandês Botic van de Zandschulp em dois sets muito equilibrados e disputados que duraram 2h20.
Nuno Borges, de 28 anos, tem agora novo encontro agendado para domingo, na segunda ronda, e frente a um adversário que promete uma batalha ainda mais dura: Stefanos Tsitsipas.
O grego já ocupou o terceiro lugar no ranking mundial e é, atualmente, o 25.º posicionado da hierarquia da ATP, além de 24.º cabeça de série do torneio de Xangai. Este será o terceiro encontro entre ambos, com o português a somar duas derrotas nos anteriores, disputados na terra batida - em Roma 2023 e em Monte-Carlo 2025.
First win in Shanghai secured ✅
— Tennis TV (@TennisTV) October 2, 2025
Nuno Borges needed a pair of tiebreaks as he moved past Botic van de Zandschulp 7-6 7-6 #RolexShanghaiMasters pic.twitter.com/qb41GSojT9
O tenista português, 51.º no ranking mundial, impôs-se a Van de Zandschulp, que ocupa a 84.ª posição nesta hierarquia, depois de dois tie-breaks, por duplo 7-6 (7-5), jogados no piso duro do Masters 1000 de Xangai, penúltimo da época, antes do evento em Paris. Por conta deste triunfo, Borges deve reentrar no top-50 do ATP (48.º) na próxima atualização.
O número um português quebrou o serviço do neerlandês no primeiro parcial, mas permitiu que o adversário recuperasse na pior altura, quando servia para fechar o set, que Nuno Borges acabou por conquistar no tie-break, tal como aconteceu com o segundo, depois de ambos os jogadores terem vencidos todos os jogos de serviço.