Nuno Borges vai subir três lugares no 'ranking' ATP graças ao triunfo na China. IMAGO

Nuno Borges ganha pela primeira vez no Masters 1000 em Xangai

Tenista português nunca tinha vencido no penúltimo Masters 1000 do ano e vai agora enfrentar o grego Stefanos Tsitsipas (25.º), ex-número três mundial, com quem já se cruzou duas vezes

Nuno Borges qualificou-se esta quinta-feira para a segunda ronda do torneio de Xangai, onde nunca tinha conseguido vencer, ao derrotar o neerlandês Botic van de Zandschulp em dois sets muito equilibrados e disputados que duraram 2h20.

Nuno Borges, de 28 anos, tem agora novo encontro agendado para domingo, na segunda ronda, e frente a um adversário que promete uma batalha ainda mais dura: Stefanos Tsitsipas.

O grego já ocupou o terceiro lugar no ranking mundial e é, atualmente, o 25.º posicionado da hierarquia da ATP, além de 24.º cabeça de série do torneio de Xangai. Este será o terceiro encontro entre ambos, com o português a somar duas derrotas nos anteriores, disputados na terra batida - em Roma 2023 e em Monte-Carlo 2025.

O tenista português, 51.º no ranking mundial, impôs-se a Van de Zandschulp, que ocupa a 84.ª posição nesta hierarquia, depois de dois tie-breaks, por duplo 7-6 (7-5), jogados no piso duro do Masters 1000 de Xangai, penúltimo da época, antes do evento em Paris. Por conta deste triunfo, Borges deve reentrar no top-50 do ATP (48.º) na próxima atualização.

O número um português quebrou o serviço do neerlandês no primeiro parcial, mas permitiu que o adversário recuperasse na pior altura, quando servia para fechar o set, que Nuno Borges acabou por conquistar no tie-break, tal como aconteceu com o segundo, depois de ambos os jogadores terem vencidos todos os jogos de serviço.