Nico Harrison

Nove meses depois, mentor da troca de Luka Doncic é despedido

Dallas Mavericks vão acabar a ligação com o diretor-geral Nico Harrison

Nico Harrison prepara-se para ser despedido do cargo de diretor-geral dos Dallas Mavericks, avança o insider da NBA e jornalista da ESPN Shams Charania.

Segundo Shams, o despedimento deverá ocorrer já esta terça-feira: Harrison tem uma reunião agendada com o proprietário da equipa, Patrick Dumont.

Os diretores-gerais adjuntos, Michael Finley e Matt Riccardi, serão promovidos interinamente para liderar o departamento de operações de basquetebol dos Mavs.

O dirigente de 52 anos está debaixo de fogo desde fevereiro, quando idealizou e concretizou a troca que tirou Luka Doncic de Dallas e o levou para os Lakers. Os Mavericks receberam Anthony Davis e Max Christie.

Doncic era – e é – idolatrado pelas gente de Dallas, que nunca perdoaram a operação a Nico Harrison, nem mesmo quando os Mavericks acabaram por ficar com a escolha número um do draft de 2025, que lhes deu Cooper Flagg, considerado por muitos como um dos rookies com mais potencial dos últimos largos anos da NBA.

Esta temporada, marcada pela continuação dos problemas físicos de Anthony Davis, os Mavericks somam três vitórias e oito derrotas – a última na noite de segunda-feira, diante dos Milwaukee Bucks – na NBA e estão no penúltimo lugar da Conferência Oeste.

Sob a liderança de quatro anos de Harrison, a franquia do Texas somou 182 triunfos e 157 derrotas. Chegou às finais do Oeste em 2022 e às finais da NBA em 2024, sempre com Doncic como a grande figura da equipa.

Nesse período, de resto, o conjunto de Dallas registou 135 vitórias e 88 derrotas com o esloveno em campo. Sem ele, 47 vitórias e 69 derrotas.