Piloto da McLaren brilha em Las Vegas

Norris na 'pole position' em Las Vegas, Hamilton arranca do último lugar

Piloto britânico bem lançado para garantir título mundial, mas Verstappen também arranca na primeira linha; Dos 20 pilotos da grelha, 5 não terminaram a qualificação

Lando Norris desferiu o primeiro golpe no Grande Prémio de Las Vegas, garantindo uma pole position conquistada com mestria numa qualificação imprevisível, com a estrada molgada de chuva que caiu mesmo de esta começar.

O piloto da McLaren superou Max Verstappen por 0,323 segundos. Este resultado coloca-o na posição ideal para gerir a sua vantagem de 49 pontos para o tetracampeão mundial da Red Bull.

Em terceiro lugar irá partir um surpreendente Carlos Sainz - está em 13.º lugar na classificação geral de pilotos - que brilhou em condições extremamente difíceis com o asfalto do circuito urbano a apresentar uma aderência muito reduzida.

Uma fina camada de água e as baixas temperaturas tornaram quase impossível aquecer os pneus de forma adequada, transformando o traçado numa autêntica pista de gelo, mas o piloto da Williams conseguiu aproveitar.

George Russell, da Mercedes, irá partir da quarta posição e o candidato ao título Oscar Piastri - 2.º na classificação geral de pilotos - irá partir da quinta posição, tendo feito mais de 1 segundo de diferença para o colega de equipa da McLaren.

Para se ter uma ideia da dificuldade da sessão com as condições - que não se deverão manter durante a corrida -, basta olhar para Lewis Hamilton da Ferrari, que arrancará do último lugar da grelha, a sua pior qualificação de sempre. Ao seu lado, a partir da 19.ª posição irá partir Yuki Tsunoda da Red Bull.

Alexander Albon, Kimi Antonelli e Gabriel Bortoleto também não conseguiram acabar a qualificação.

A primeira fase da qualificação foi dantesca, com a pista encharcada e os pilotos a usarem pneus de chuva extrema. Dos 20 pilotos da grelha, 5 não terminaram a qualificação.

Neste momento, Norris parte na melhor posição possível para segurar a vantagem que leva no campeonato mundial de pilotos.