Manuel Neuer ao serviço do Bayern Munique - Foto: IMAGO
Manuel Neuer ao serviço do Bayern Munique - Foto: IMAGO - Foto: IMAGO

Neuer e agente com declarações opostas sobre regresso à seleção

O guarda-redes do Bayern Munique arrefeceu os ânimos de quem pede o seu regresso à seleção alemã. Por outro lado, o agente não descarta a opção e deixa a porta entreaberta.

Manuel Neuer, lenda do Bayern de Munique, respondeu aos crescentes apelos para o seu regresso à seleção nacional da Alemanha. O veterano de 39 anos deixou de representar a Mannschaft após o Euro 2024, disputado em casa.

Neste momento, o previsível substituto na baliza, Marc-André ter Stegen, encontra-se lesionado e em recuperação. Por isso, atualmente, o guarda-redes titular é Oliver Baumann, do Hoffenheim, que foi a primeira escolha para os jogos de qualificação para o Campeonato do Mundo deste mês contra a Eslováquia e a Irlanda do Norte. Compete ainda principalmente com Alexander Nübel, do Estugarda.

Neuer deixou a seleção alemã e abriu caminho à titularidade de Ter Stegen - Foto: IMAGO

E a situação deverá manter-se assim por agora segundo o antigo titular. «Primeiro, ninguém me pediu para voltar. Foi uma decisão consciente da minha parte não fazer mais parte da seleção nacional e retirar-me do futebol internacional. Portanto, isso nem sequer é uma opção para mim», afirmou Neuer à agência SID.

«Tive um período muito bem-sucedido e agradável e nem sequer penso se e como Manuel Neuer poderia regressar à seleção nacional. O Europeu em casa foi um bom final. Penso que ganhei muito com o futebol alemão e talvez também tenha dado algo em troca», acrescentou o guardião que soma 124 internacionalizações pela Mannschaft e foi campeão mundial em 2014.

Thomas Muller ergue o troféu do Mundial de 2014 - Foto: IMAGO

No entanto, o agente de Neuer não descartou um possível regresso do seu cliente à seleção. «Ele está em excelente forma e a apresentar-se da melhor maneira. Se Julian Nagelsmann tiver um problema nesta posição, Manuel está saudável e, se for solicitado a jogar, certamente não recusará», disse o agente Thomas Kroth numa entrevista ao jornal Frankfurter Rundschau.

Questionado se o capitão do Bayern, que em breve fará 40 anos, ainda seria bom o suficiente para o Campeonato do Mundo do próximo ano, Kroth respondeu de forma bem-humorada: «Se der uma resposta clara agora, abrirei uma caixa de Pandora».

O selecionador da Alemanha, Julian Nagelsmann, já esclareceu no passado que Ter Stegen continuaria a ser a primeira escolha, caso tivesse tempo de jogo regular ao nível de clubes. Contudo, a situação em Barcelona esta temporada não está fácil.

E, por isso, Oliver Baumann deverá manter a titularidade nos próximos jogos da qualificação para o Mundial.