Nem Salah chega: portas abertas para encher estádio vazio no Egito-Zimbabué
A organização da Taça das Nações Africanas (CAN), em Marrocos, tomou uma medida drástica para combater a fraca afluência de público no jogo entre o Egito de Mohamed Salah e o Zimbabué: abriu as portas do estádio gratuitamente.
O Estádio de Adrar, em Agadir, com capacidade para 45 mil pessoas, estava praticamente deserto durante os hinos do Egito-Zimbabué, esta segunda-feira.
Apenas algumas centenas de adeptos marcavam presença, 500, segundo vários relatos. No entanto, no final do encontro, o cenário era outro, com as bancadas a contarem com mais de 30 mil pessoas.
A razão para esta mudança? A decisão da organização de permitir a entrada livre.
Nas redes sociais, multiplicaram-se os vídeos que mostram milhares de pessoas a dirigir-se para o recinto e a ocupar lugares sem controlo de bilhetes.
𝗗’𝗨𝗡 𝗦𝗧𝗔𝗗𝗘 𝗩𝗜𝗗𝗘 𝗔̀ 𝟯𝟬.𝟬𝟬𝟬 𝗦𝗣𝗘𝗖𝗧𝗔𝗧𝗘𝗨𝗥𝗦 👏🇲🇦
— Vibes Foot (@VibesFoot) December 23, 2025
Alors que le stade d’Agadir semblait vide au début du match Égypte - Zimbabwe, les portes ont été ouvertes gratuitement.
En quelques minutes, l’information s’est propagée dans la ville et la population… pic.twitter.com/yOBoFgB3A6
📍ÉGYPTE ⚔️ ZIMBABWE : Le match du PEUPLE
— Moha Soussi 🎙️ (@Moha_Souss) December 23, 2025
Au coup d’envoi du match dans le Grand Stade d’Adrar à Agadir, il y avait 500 supporters …
Les autorités ont décidé de laisser entrer le peuple GRATUITEMENT. Les gens se sont passés le mot et 15 min plus tard, le match était presque… pic.twitter.com/8i08QZAUgW
Esta foi a solução encontrada para compensar uma bilheteira que, à exceção dos jogos da seleção anfitriã, Marrocos, tem ficado muito aquém das expectativas.
🚨 Lors du match Égypte 🇪🇬 - Zimbabwe 🇿🇼 hier soir, les organisateurs 𝗢𝗡𝗧 𝗢𝗨𝗩𝗘𝗥𝗧 𝗚𝗥𝗔𝗧𝗨𝗜𝗧𝗘𝗠𝗘𝗡𝗧 𝗟𝗘𝗦 𝗣𝗢𝗥𝗧𝗘𝗦 𝗔̀ 𝗗𝗘𝗦 𝗠𝗜𝗟𝗟𝗜𝗘𝗥𝗦 𝗗𝗘 𝗦𝗨𝗣𝗣𝗢𝗥𝗧𝗘𝗥𝗦 ! 🆓
— Actu Foot (@ActuFoot_) December 23, 2025
La rencontre avait débuté dans un stade presque vide avant de se terminer devant plus… pic.twitter.com/obw9tAqpCv
Horas antes, em Casablanca, o Mali-Zâmbia (1-1) também começou com as bancadas muito despidas, mas registou uma maior afluência de público na fase final.
A decisão da organização será agora alvo de escrutínio: como fica a situação dos adeptos que já compraram bilhetes? Ficarão agora todos à espera que a organização decida abrir portas?