Causa sensação no ténis mundial... e não é Carlos Alcaraz
Moise Kouame, um adolescente francês de apenas 16 anos e 10 meses, alcançou um feito raro: a qualificação para o quadro principal de um torneio ATP, tornando-se um dos jogadores mais jovens a atingir este patamar nos últimos 25 anos.
Kouame beneficiou de um wild card no torneio Open Occitanie, em Montpellier, e aproveitou a oportunidade ao máximo. Na fase de qualificação, o jovem francês derrotou Elias Ymer e, em seguida, o seu compatriota Clement Chidekh, com os parciais de 7-5, 6-7(6), 6-3, garantindo assim o acesso ao quadro principal.
Com este feito, Moise Kouame tornou-se o sexto jogador mais jovem a qualificar-se para um torneio ATP desde o ano 2000, juntando-se a um grupo seleto que inclui nomes como Rafael Nadal ou Richard Gasquet.
Quem é Moise Kouame?
Para o seu primeiro jogo no quadro principal ATP, os organizadores agendaram-no para o court central, com um interesse considerável por parte do público. O adversário foi Aleksandar Kovacevic, oitavo cabeça de série e finalista da edição anterior.
Nascido a 6 de março de 2009, em Sarcelles (França), Moise Kouame é destro e joga com revés a duas mãos. Tem 1,91 m de altura, uma vantagem importante no serviço e nas trocas de bola, e os especialistas já destacam a maturidade do seu jogo e a preparação física invulgar para um jogador de 16 anos.
Tornou-se profissional em 2025 e, no início de fevereiro de 2026, alcançou a melhor classificação da sua carreira, por volta do 550.º lugar ATP. Atualmente, encontra-se perto da posição 552. A sua primeira tentativa de qualificação para um torneio ATP ocorreu em 2025, em Madrid, onde foi eliminado por Botic van de Zandschulp.
Ascensão meteórica em 2026
O início de 2026 foi espetacular para Kouame. Começou a temporada por volta do 830.º lugar ATP e, num único mês, subiu quase 300 posições.
Em janeiro, conquistou dois títulos ITF em França: M25 Hazebrouck e M15 Bressuire - e assim tornou-se o primeiro jogador nascido em 2009 a vencer um torneio profissional.
Já ao nível do escalão de juniores, Moise Kouame destacou-se nos quartos de final em Roland Garros juniores (2024), na final no Orange Bowl, um dos torneios de juniores mais prestigiados (2024) e com o 14.º lugar mundial ITF juniores
Os especialistas da Federação Francesa de Ténis falam em termos superlativos sobre Kouame, sublinhando a força dos seus golpes, a capacidade de adaptação e a inteligência tática. Com apenas 16 anos, é descrito como um jogador que «já joga como um Top 300», segundo o sportal.blic.rs.