Nápoles apresenta plano de €200 milhões para renovar Estádio Diego Maradona
A cidade de Nápoles deu um passo decisivo na sua candidatura para acolher o Campeonato da Europa de 2032, ao apresentar à Federação Italiana de Futebol (FIGC) um ambicioso plano de remodelação para o Estádio Diego Armando Maradona. Segundo o Corriere dello Sport, o projeto, avaliado em cerca de 200 milhões de euros, visa transformar o recinto numa arena moderna com capacidade para 70 mil espectadores.
📷 Stadio #Maradona, svelate le immagini del progetto del Comune di #Napoli: "Avrà quattro piani, un nuovo anello ricoprirà la pista d'atletica. Copertura allargata"
— AreaNapoli.it (@areanapoliit) February 6, 2026
LEGGI QUI 👉 https://t.co/ZDLcPBTgkf pic.twitter.com/0MpSuTRYAs
A proposta foi detalhada numa reunião técnica entre o município napolitano e os delegados da FIGC. Um dos aspetos mais relevantes do plano é a garantia de que o Nápoles, clube presidido por De Laurentiis, não terá de se mudar para outro estádio durante o decorrer das obras.
A principal alteração estrutural será a remoção definitiva da pista de atletismo, uma medida que aproximará os adeptos do relvado. No seu lugar, será construído um novo primeiro anel de bancadas. O projeto contempla a reativação do terceiro anel, atualmente inutilizado, o que permitirá aumentar a lotação total para aproximadamente 70 mil lugares.
Para cumprir as exigências da UEFA, a intervenção focar-se-á também na modernização das infraestruturas, especialmente na zona da tribuna. O plano prevê a criação de novas áreas de hospitalidade, como camarotes e o alargamento da cobertura metálica existente para proteger todos os setores, incluindo os mais próximos do campo. Serão ainda criados novos acessos para autoridades e ligações diretas a partir dos parques de estacionamento VIP.
O projeto inclui ainda uma forte componente de sustentabilidade, com a instalação de 27 mil metros quadrados de painéis fotovoltaicos. O plano diretor aprovado pelo município abre também a porta à criação de até 30 mil metros quadrados de áreas comerciais.
Foi avançada também a hipótese de se criar um museu dedicado a Diego Maradona, denominado Maradona Experience, embora a sua concretização dependa das fases seguintes do projeto e de futuros acordos de gestão.
Após esta apresentação, o passo seguinte é a elaboração do Projeto Executivo, que deverá estar concluído até julho de 2026. A decisão final da UEFA sobre as cidades anfitriãs do Euro 2032 será anunciada até outubro do próximo ano.